TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contribuição da administração para o desenvolvimento das organizações

Pesquisas Acadêmicas: A contribuição da administração para o desenvolvimento das organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 7

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A CONTRIBUIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES.

O presente artigo tem como objetivo principal identificar o estilo de administrar do pequeno empresário fabricante de calçados, tendo como base a averiguação da presença dos traços culturais inerentes à sociedade brasileira na pequena empresa calçadista. O gerente brasileiro possui uma maneira única de administrar, que diverge dos estilos dos gerentes de outros países

2.2 A VISÃO HOLÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO.

O holismo significa que o homem é um ser indivisível, que não pode ser entendido através de uma análise separada de suas diferentes partes. Com a globalização (integração do mundo; povos e cultura) compartilhamos não somente as oportunidades que ela oferece mas também os problemas. E para sua compreensão exige a aplicação da teoria sistêmica. Na busca de uma sabedoria sistêmica, que bem podemos interpretar como sendo a busca de uma visão holística. A visão holística pode ser considerada a forma de perceber a realidade e a abordagem sistêmica, o primeiro nível de operacionalização desta visão.

2.3 ADMINISTRAÇÕES, TÉCNOLOGIA E ORGANIZAÇÕES.

A administração lida com pessoas, fatos e resultados. por isso seu estudo é importante aos seus gestores. a empresa deve manter boas relações entre tecnologia, clientes, fornecedores, colaboradores, materiais, processos e produtos ou serviços para obter bons resultados.

Desde o homem da caverna, sempre houve alguma forma de tecnologia e toda organização social. “A tecnologia sempre influenciou poderosamente o funcionamento das organizações a partir da Revolução Industrial”.

3.0 PATRIMÔNIO LIQUIDO(VALOR CONTÁBIL DA EMPRESA).

O patrimônio líquido representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o PL (Patrimônio Líquido), que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no Princípio da Entidade.

3.1 EQUAÇÃO.

Em matemática, uma equação é uma afirmação que estabelece uma igualdade entre duas expressões matemáticas.

São exemplos de equações as seguintes igualdades:

Nesses exemplos, as letras e são as incógnitas de suas equações. A incógnita de uma equação é o número desconhecido que se quer descobrir.

3.2 CONTAS QUE O COMPÕE.

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) fornece a movimentação nas diversas contas que compõe o Patrimônio Líquido. Faz indicação do fluxo de uma conta para outra, a origem e o valor de cada acréscimo ou diminuição no Patrimônio Líquido durante o período. São informações que complementam o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados.

Sua análise torna-se mais importante quando indica claramente a formação e utilização de todas as reservas e não apenas das originadas pelos lucros, o que serve para compreender melhor a movimentação do patrimônio para cálculo de dividendos obrigatórios.

A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) poderá ser incluída na DMPL, desde que informada numa de suas colunas a conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados.

3.3 EFEITOS DO RESULTADO DO EXERCÍCIO.

É o Lucro Líquido ou resultado líquido positivo apresentado na Demonstração do Resultado do Exercício, após o reconhecimento dos efeitos da perda de poder aquisitivo da moeda utilizada para a mensuração dos itens do Ativo e do Passivo nas demonstrações contábeis. É o lucro liquido após considerados os efeitos da inflação. A apuração desse efeito foi feita pelo Prêmio mediante a correção do saldo do Patrimônio Líquido e Ativo Permanente de início de exercício, considerando-se também as variações nestes grupos ao longo do exercício.

4.0 FONTES(ORIGENS) DE RECURSOS.

O Balanço Patrimonial pode ser analisado sob uma ótica estritamente financeira, evidenciando por meio do passivo, as fontes de recursos financeiros que financiaram as atividades da empresa, se próprio ou de terceiros; e por meio do ativo, como esses recursos foram aplicados dentro da empresa, se em bancos, estoques, bens, etc.

4.1 CAPITAL SOCIAL.

Capital social refere-se às normas que promovem confiança e reciprocidade na economia (Francis Fukuyama,1999; Robert Putnam, 1993; Patrick Hunout, 1995-1996). É constituída por redes, organizações civis e pela confiança compartilhada entre as pessoas, fruto de sua própria interação social. No estudo do Capital Social, é importante compreender a natureza e funcionamento de uma comunidade de prática

4.2 CAPITAL DE TERCEIROS,

É aquele que não é próprio, ou seja, de pessoas externas à entidade: fornecedores, credores, outras contas e tributos a pagar etc. Calcula-se o percentual desse tipo de capital dividindo Capital de Terceiros pelo Passivo Total; ou (Passivo Total – Patrimônio Líquido) dividido por Passivo Total.

O passivo total é de R$ 10.000,00 e o Patrimônio Líquido é de R$ 3.300,00. Sabendo disso, o Capital de terceiros é a diferença entre os dois: CT = 10000 – 3300 = 6.700.

Capital Próprio = 3.300/10.000 = 0,33 .:. CP = 33% (multiplicando 0,33 por 100). Capital de Terceiros = 6.700/10.000 = 0,67 .:. CT = 67% (multiplicando 0,67 por 100).

5.0 A CONTRIBUIÇÃO DO EMPREENDEDOR PARA A ECONOMIA

• O Brasil tem 92 milhões de trabalhadores. Desses, 22 milhões são pequenos empreendedores: 19 milhões por conta própria e três milhões de empregadores com até dez empregados.

• Enquanto 4,3% da força de trabalho brasileira é formada por empregadores, a média mundial é de 3,9%.

• Quanto aos trabalhadores por conta própria, a média mundial é de 19,5%, enquanto no Brasil 20,5% da força de trabalho é formada desse tipo de trabalhador.

• Enquanto, em 2001, apenas 20% dos pequenos empreendedores contribuíam para a previdência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com