TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A demanda

Resenha: A demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Então pode se afirmar que a demanda é um desejo e representa o máximo que o consumidor pode aspirar, dado sua renda e os preços no mercado.

A relação entre preço e quantidade de demanda é chamada de lei de demanda e diz que quando o preço sobe, a quantidade da demanda diminui tendo uma relação negativa, e quando o preço cai a quantidade da demanda sobe tendo uma relação positiva.

Exemplo quando um sujeito vai numa loja comprar um determinado produto a primeira coisa que ele observa é o preço, se a renda dele permite que compre uma quantidade desse produto ele vai levar só um, agora se o preço abaixar ele vai levar mais, ai a demanda aumenta.

Agora a relação entre preço e quantidade ofertada é chamada de lei da oferta e diz que quando o preço subir a quantidade ofertada aumentará e diminuirá quando o preço cair. O preço e a quantidade ofertada estão diretamente relacionados, quando um sobe, o outro também sobe, e quando um cai o outro cai também.

Quando o preço não mostra tendência a mudar diz que o mercado esta em equilíbrio. Esse preço é atingido quando a quantidade demanda de um bem é igual a quantidade ofertada desse mesmo bem. Nesse ponto não existe nem excesso nem escassez do bem de forma que compradores e vendedores encontram satisfeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com