TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Organizacional Das Empresas

Trabalho Escolar: Desenho Organizacional Das Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2013  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  1.187 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE INDIVIDUAL DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Professora: Daniele Data: 20-03-2013

Aluno: Jurandyr Gutierrez Bispo RA. 1.299.855.128

Tema: SISTEMA DE AVALIAÇÃO BALANCED SCORECARD ( BSC)

INTRODUÇÃO

O sistema de avaliação organizacional Balanced Scorecard (BSC), é um instrumento capaz de avaliar as organizações em todas as suas dimensões, como alternativa aos instrumentos até então existentes, que limitavam as mensurações apenas aos aspectos econômicos e financeiros das organizações.

DESENVOLVIMENTO

O Método BSC foi elaborado pelos autores “Kaplan e Norton” com o objetivo de avaliar os diferentes recursos organizacionais, como estruturais, técnicos, financeiros, intelectuais e culturais, de maneira coesa e integrada afim de obter um efeito sinergético e sistêmico, em substituição aos sistemas de avaliação que consideravam apenas indicadores financeiros, e portanto não refletiam a perfeita eficácia das organizações.

Assim, o BSC se constituiu num método de avaliação de desempenho organizacional, por meio de implementação de novas estratégias e de metodologias que inclui um sistema de indicadores operacionais distribuídos em quatro perspectivas.

• Perspectiva financeira: Envolve indicadores financeiros de indicam o aumento de produtividade e de resultado financeiro;

• Perspectiva do cliente: Envolve indicadores sobre mercados e segmentos relacionados à imagem da empresa, a captação e fidelização do cliente;

• Perspectiva dos processos internos: Envolve indicadores para mensurar o desempenho dos processos compreendidos na gestão operacional, na gestão de clientes, nas inovações, bem como, nos indicadores regulatórios e sociais;

• Perspectiva do aprendizado e do crescimento: Envolve indicadores que enfatizam o aprendizado e o crescimento das pessoas e ainda permitam o alcance dos objetivos pretendidos nas perspectivas anteriores. Assim, com o aprendizado e crescimento, as pessoas produzem melhor (perspectiva dos processos internos); atendem melhor os clientes (perspectiva do cliente); e asseguram objetivos financeiros de longo prazo (perspectiva financeira).

Portanto o BSC, é uma ferramenta de gestão que permite uma visão balanceada e integrada da organização, a medida que reflete o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras, bem como, entre indicadores de perspectivas interna e externa de desempenho.

CONCLUSÃO

O BSC é uma ferramenta de grande utilidade na gestão estratégica de organização pública ou privada, à medida que reúne as principais perspectivas envolvidas, como a financeira, a do cliente, a dos processos internos e a do aprendizado e desenvolvimento das pessoas.

BIBLIOGRAFIA

CHIAVENATO, Idalberto. Administração. - 4ª ed.- Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

FRANCO, Décio H. RODRIGUES, Edna de A. CAZELA, Miguel M. (orgs.) Tecnologias e Ferramentas de Gestão. - Ed. Especial – Campinas/SP: Alínea, 2012

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com