TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A escolha de uma política de preço da empresa

Artigo: A escolha de uma política de preço da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Artigo  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 3

O "terceiro P" do mix de marketing nos fala sobre o estabelecimento de preços aos produtos, estratégias e táticas usadas pelos administradores de marketing. Os consumidores de hoje estão mais sensíveis a preço e mais espertos na obtenção de informações relativas a preços. Existem sítios de leilão via Internet que oferecem vários produtos e vários preços, possibilitando os consumidores analisarem qual o melhor e que mais lhe convém. Um erro que muitas empresas ainda cometem é o estabelecimento de preços de acordo com sues custos, deixando de pensar no valor que o produto tem para seus clientes. Apesar de muitos outros fatores além do preço terem se tornado importantes, o preço ainda continua sendo o fator mais importante na determinação de participação de mercado. Este estudo nos mostrara a influencia dos consumidores no estabelecimento de preços por parte das empresas e como a analise de estabelecimento de preços é importante para a obtenção de participação de mercado.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O preço difere dos outros três elementos do mix de marketing pelo fato de gerar lucro e os demais, despesas. Empresas geralmente procuram estabelecer seus preços até onde o nível de diferenciação permite. Sem deixar de reconhecer o impacto que causa o preço sobre o volume. As empresas procuram subtrair os custos de níveis de receita que resultem em lucros maiores.

Um preço mais alto pode causar impacto sobre os lucros e as empresas tentam sempre estar estimando esse impacto. Algumas alegam que se aumentassem os preços um real mais caro cada produto, os lucros poderiam aumentar em alguns milhões de reais. Ou seja, o volume se mantendo constante, permite que a receita cresça consideravelmente.

Dentre as definições de estabelecimento de preços, devemos lembrar que, hoje em dia, a cosia mais comum é encontrar preços de desconto, quase nenhum produto tem seu preço normal de catalogo, oferecendo um preço especial, um desconto, um serviço adicional e presente que causam reduções de preço normal. Porém, as empresas muitas vezes, não mensuram o efeito que a concessão de reduções causa, lembrando que o cliente que se parece mais lucrativo, por tanto receber descontos e concessões, além de serviços extras freqüentes, por vezes, acaba se mostrando o menos lucrativo. As empresas que pensam que seus clientes são lucrativos, pode se impressionar ao aplicar o custeio baseado na atividade, ABC.

Algumas empresas utilizam o sistema de preços baseados no custo, que significa que elas estabelecem seus preços segundo markup, ou seja, aplicam seus preços jogando uma margem acima dos custos conforme a necessidade de cobrir todos os custos e que garantirá uma margem de lucro atraente.

Já outras empresas praticam o estabelecimento de preços baseado no valor, ou seja, o baseado no consumidor, estimando o valor máximo que o cliente pagaria pelo produto ou serviço. Esperando com isso, poder cobrir todos os custos e gerar um lucro para a empresa, caso não gere lucro e muito menos cubra os custos, não é viável oferecer este produto ou serviço.

[...] E por fim, então, seleciona os preços finais, levando em consideração os preços psicológicos, a influência de outros elementos do mix de marketing sobre o preço, as políticas de preço da empresa e o impacto do preço sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com