TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLHA DA ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA

Por:   •  13/11/2016  •  Artigo  •  3.926 Palavras (16 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 16

A ESCOLHA DA ESTRATÉGIA

DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA

1 INTRODUÇÃO

A internacionalização de empresas tem se processado de diversas formas e em diversos setores. Esse processo ocorre de acordo com as condições internas e externas da organização, as quais as levam a adotar determinadas estratégias de acordo com sua realidade. Algumas formas de entrada no mercado internacional são a exportação, licenciamento, franquia, joint venture, contrato de fabricação, entre outras. (MORAES; ALPERSTED; LARANJEIRA, 2009).

Nesse sentido, as organizações buscam por expansão de seus negócios, inserindo-se no mercado internacional, motivadas pelas seguintes razões, segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (2009, p. 10):

[...] necessidade de captar novas tecnologias a produtos e processos; acessar recursos naturais; acessar novos mercados para se beneficiar das economias de escala; reduzir o risco do negócio por meio da diversificação de mercados fornecedores e consumidores; adquirir e desenvolver novas competências de maneira a obter maior conhecimento das necessidades dos consumidores internacionais; explorar a competitividade em custos e diferenciação de produtos; estar mais próximo do cliente final; contornar as restrições estabelecidas por barreiras tarifárias e não-tarifárias (sanitárias, cotas, etc.).

No caso brasileiro, a internacionalização das empresas tem se processado de forma lenta e tardia (ROCHA; ARKADER 2002). Mesmo assim, algumas empresas brasileiras estão passando por evoluções e experiências significativas em direção ao mercado internacional.

Por outro lado, a internacionalização traz vantagens, como o fortalecimento da posição comercial da marca da empresa e da marca Brasil, a diminuição da dependência do mercado interno e da sazonalidade (ERNLUND, 2012).

Dessa forma, apesar do crescimento contínuo da participação do Brasil no mercado externo, o desafio das empresas brasileiras é não só ser um consagrado recebedor de investimentos, mas também tornar-se se um investidor e participante ativo no cenário de internacionalização (ERNLUND, 2012).

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2009, p. 6), “[...] o tema da internacionalização de empresas desperta cada vez mais a atenção de governos nacionais, acadêmicos e setor privado no mundo todo. São muitas as teorias e argumentos utilizados para defender ou criticar este fenômeno”.

Nesse sentido, a preocupação desse trabalho é focar nas estratégias do processo de internacionalização das empresas brasileiras, afunilando o tema para a internacionalização de uma empresa local, buscando compreender esse processo diante das barreiras internas e externas enfrentadas.

Diante do exposto, pode-se inferir que a problemática desse trabalho é representada pela seguinte questão: Como ocorreu o processo de formação de estratégia de internacionalização em uma empresa?

O objetivo geral do presente estudo é compreender como ocorre o processo de formação de estratégia de internacionalização em uma empresa.

Para alcançar o objetivo proposto acima, o trabalho deverá atender a outros três objetivos específicos: analisar os conceitos e teorias de internacionalização; identificar os fatores que facilitaram a inserção dos produtos da empresa no exterior e os principais obstáculos encontrados; identificar os fatores que motivaram a decisão de internacionalizar e a escolha do modo de entrada no exterior.

2 O CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO

Em termos conceituais, a internacionalização pode ser considerada como a obtenção de faturamento parcial ou integral a partir de operações internacionais através de exportação, licenciamento, alianças estratégicas, aquisições de empresas em outros países ou construção de subsidiárias próprias, determinando assim uma forma de a expansão da empresa. (CYRINO; OLIVEIRA; BARCELLOS, 2010).

A internacionalização, segundo Moreira (2013), é um fator que contribui para a melhoria de qualidade do produto, para o aumento do ritmo de inovações que agreguem valor e se traduzam em ganhos para a empresa, para a eliminação da sua forte dependência do mercado doméstico, entre outros. Tal fenômeno carece de um conceito que tenha um aceite unânime, existindo várias concepções que se pode levar em consideração para a internacionalização, no entanto duas concepções se destacam. Calof e Beamish, 1995 (apud MOREIRA, 2013), define à internacionalização como um processo de adaptação das operações da empresa (estratégia, estrutura, recursos) aos ambientes internacionais.

Apesar da complexidade do referido tema, muitas empresas estão considerando-a como peça chave nas relações comerciais, e já não é mais tratado como um fenômeno. Dessa forma, para sua melhor compreensão, é necessário tratá-la como um processo contínuo que está em constante crescimento e que está diretamente ligada a estratégias de cada empresa.

2.1 Motivações para a internacionalização

Os fatores que estimulam as empresas no sentido de internacionalizar podem ser as características de mercado, a rápida evolução da tecnologia, o desenvolvimento de instituições que apoiam o comércio internacional, a pressão dos consumidores e ainda o aumento da concorrência global. (MOREIRA, 2013, p. 40).

O quadro abaixo identifica os principais fatores, de acordo com a visão de Almeida (2007), relacionados com os motivos que influenciam a empresa a atuar no comércio exterior.

Quadro 1: Motivos de internacionalização para empresas brasileiras

Expansão de mercado

- Maior capacidade de resposta aos clientes internacionais

- Fortalecimento da posição competitiva - Diversificação do portfólio geográfico e redução de riscos

Melhoria da eficiência - Economias de escala e de escopo

Aprendizagem

- Acesso a recursos a custos inferiores

- Ganhos de arbitragem

- Acumulação de conhecimento e desenvolvimento das competências empresariais existentes

- Alavancagem de competências empresariais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (150.5 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com