TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estratégia de negócios utilizado pela Gol

Artigo: A estratégia de negócios utilizado pela Gol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

1) O modelo baseava-se em cinco princípios: 1) só realizar vôos domésticos; 2) reduzir os gastos com serviços de bordo; 3) aumentar a produtividade por avião, diminuindo o tempo que os aparelhos permanecem no solo; 4) ter uma frota homogênea e econômica, reduzindo despesas com manutenção e combustível; e 5) utilizar aeroportos regionais médios, onde as taxas cobradas das empresas são menores.

2) Sua idéia era estabelecer uma companhia de baixas, que abrem mão de regalias e serviços luxuosos nas aeronaves. Porém, ao longo dos anos, o foco em internacionalizar a aviação foi o fator que influenciou na mudança da missão e visão que a mesma possuía antes.

3) Ambiente Interno: Forças - Esgotamento do modelo tradicional na aviação civil brasileira. Grandes empresas enfrentavam graves problemas financeiros.

Fraquezas - Surgimento de uma nova companhia aérea que buscava ocupar lugar desta como a empresa mais eficiente do setor, a Azul linhas aéreas.

Ambiente Externo : Oportunidades - Aumento da participação da GOL no mercado internacional, especialmente na Europa e na América do Norte.

Ameaças - No mercado Internacional as vantagens do modelo de baixo custo são pequenas . As margens de lucro são menores que as obtidas nos vôos domésticos e os riscos muito maiores.

4) A estratégia de negócios utilizado pela Gol tem por base a oferta de baixas tarifas aos consumidores. As vantagens competitivas são; similar no exterior, frota adequada aos perfis das rotas e ao tempo médio dos vôos como forma de reduzir custos de manutenção e com combustível, permitindo o maior tempo dos aviões no ar, utilização intensiva de tecnologia, assim como no relacionamento com a clientela, ter a Internet como canal de venda que reduz custos de forma significativa, inclusive no número de funcionários, procurou escolher rotas de maior interesse dos passageiros como forma de garantir ocupação de seus aviões.

5) Sim, pois a idéia inicial era estabelecer uma companhia de baixas tarifas para atender a demanda das classes mais baixas que abrem mão para regalias

6) Em partes sim, pois ela começou como uma empresa com foco na eficiência operacional, mas em pouco tempo adquiriu uma dimensão que a afastou de uma verdadeira companhia de baixo custo. Já os planos para o futuro, especula-se que a GOL pretende agora adquirir a portuguesa TAP de forma a entrar definitivamente no mercado europeu, além de abrir uma rota para Miami uma porta de entrada no mercado norte-americano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com