TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A expansão comercial da Europa

Por:   •  31/10/2019  •  Resenha  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

FEB 1

Celso Furtado

1. Da expansão comercial à empresa agrícola:

A expansão comercial da Europa se dá pela ocupação nas terras americanas, Com intenso crescimento do comércio interno europeu a partir do século XI, alcançou um elevado grau de desenvolvimento a partir do século XV, quando as invasões turcas dificultavam as linhas orientais para abastecimento de produtos de alta qualidade, inclusive manufaturas. Sendo assim a maior realização dos europeus o restabelecimento dessas linhas, contornando o obstáculo otomano.

Com isso foi descoberta as terras americanas, porém foi um episódio secundário aos portugueses, já que os primeiros frutos (os mais fáceis de colher) foram revertidos aos espanhóis.

Os Europeus viam a América como objetivo pela existência histórica de acumulação de ouro por velhas civilizações, com a possiblidade de riquezas por descobrir corre a Europa e levanta um enorme interesse pelas novas Terras.

A partir dai a ocupação da América vira mais que um problema comercial, mas também fatores políticos. Assim outros países tentaram se estabelecerem em posições fortes, para atacar os espanhóis. Sorte de terem acesso ao tesouro antes dos outros países e a ocupação e exploração do continente, se não fosse por isso, teriam se protegido menos.

O início da ocupação econômica do território brasileiro é uma consequência da pressão política exercida sobre Portugal e a Espanha pelos demais países europeus. A qual prevalecia o princípio de que os espanhóis e portugueses não tinham direito às terras, ao menos que tivessem as ocupado efetivamente. Dessa forma por motivos religiosos e apoio governamental, a França criou a primeira colônia de povoamento no continente, visando o Brasil, por conta do ouro que existia no interior das terras brasileiras.

Por isso foi tido um esforço para proteger as terras americanas, mas Portugal não tinha recursos o suficiente; já embora Espanha dispunha de recursos superiores, teve que ceder grande parte das terras para invasores que lhe cabiam pelo Tratado de Tordesilhas.

...

Contudo, Portugal teve a tarefa de encontrar uma forma de utilização econômica das terras americanas que não fosse a fácil extração de metais preciosos, somente assim seria possível cobrir os gastos de defesa dessas terras.

2. Fatores do êxito da empresa agrícola:

Um conjunto de Fatores particularmente favoráveis tornou possível o êxito dessa primeira empresa agrícola. Os portugueses haviam já iniciado há dezenas de anos a produção, em grande escala nas ilhas do Atlântico, sendo a produção de uma das mais apreciadas especiarias no mercado europeu: O AÇÚCAR!!!

Foi de suma importância, pois foi permitido a solução de problemas técnicos decorridos da produção de açúcar, sendo em Portugal desenvolvida a indústria de equipamentos para os engenhos açucareiros. O avanço técnico de Portugal nesse setor facilitou o êxito da empresa brasileira.

Com a baixa nos preços nos séculos XV leva a crer que os canais controlados por comerciantes italianos, não foi ampliada junto à expansão da produção. Surge então a crise de superprodução, o que fazia com que o açúcar não podia ser absorvido, senão por escala relativamente limitada.

Já no século XVI, os Holandeses, os quais eram os únicos a ter organização comercial para criar um mercado de grande dimensão para o açúcar, o que foi um fato fundamental fundamental da colonização do Brasil. Os holandeses também financiaram a refinação e comercialização do produto, assim como a participação dos flamengos no financiamento das instalações produtivas e importação de mão de obra escrava no Brasil. Assim como a evolução do organizado e lucrativo escambo que já abastecia a Europa de mão de obra barata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com