TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A globalização dos mercados

Pesquisas Acadêmicas: A globalização dos mercados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.113 Palavras (13 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

Numa primeira fase será feita uma abordagem ao conceito de estratégia empresarial, enquadramento na gestão, sendo transmitidas metodologias de análise da envolvente e da empresa, completando-se os conceitos para uma análise estratégica que permita uma decisão adequada sobre a estratégia mais adequada para uma dada empresa. Numa segunda fase, serão identificadas as alternativas estratégicas que se podem colocar às empresas e como deverá ser feita a sua compatibilização com a Missão e Objectivos da empresa. Finalmente, numa terceira fase, estudar-se-á a organização e implementação da estratégia escolhida, analisando-se metodologias e competências a desenvolvimento eficiente e eficaz.

Aula-tema 01: A globalização dos mercados

Existem plantas da Takata na Europa, Ásia, África, América do Norte e América do Sul e está classificada entre os três maiores produtores de itens de segurança automotiva do mundo.

Os produtos fabricados são: Airbag, cinto de segurança, volantes e peças plásticas para o acabamento interno do carro.

Neste ano a empresa alterou a sua razão social, passando a se chamar Takata Brasil S.A. e no dia

03 de maio de 2012 foi inaugurada a quarta filial da Takata Jundiaí, sendo esta a primeira fora do Brasil , no Uruguai. Esta planta foi desenvolvida estrategicamente devida às taxas de importações de materiais e é responsável pela fabricação das bolsas de Airbag.

Exportaríamos alimentos típicos para Itália , escolhemos as comidas italianas para nossas negociações.

As principais espécies consumidas são a dourada e os mexilhões do Mediterrâneo; merluza, bacalhau e sardinha são espécies de consumo considerável na Itália.

Aula-tema 02: Teorias do comércio internacional

Nome: Itália

Geografia: A península Itálica está no sul da Europa, onde predomina o clima temperado mediterrânico. É limitada ao norte pelos Alpes e ladeada a oeste pelo Mar Tirreno e a leste pelo Adriático. A República Italiana é constituída, além da península, por várias ilhas, das quais a Sicília e a Sardenha são as maiores.

O território italiano tem uma superfície de 301.401 km², com um comprimento máximo de 1.300 km, e uma largura de 600 km. Este território é equivalente ao território do estado do Rio Grande do Sul e portanto vinte e oito vezes menor que o território do Brasil

Características culturais: A Cultura da Itália é famosa pela sua arte, cultura e monumentos, entre os quais se encontram a Torre de Pisa o Coliseu de Roma, bem como pela sua comida (pizza, pasta, etc.), vinho, estilo de vida, elegância, design, cinema, teatro, literatura, poesia, artes plásticas, música (especialmente a Ópera), e, de uma forma geral, por aquilo que é considerado

por muita gente "bom gosto". Os italianos podem ser considerados ao lado dos britânicos e franceses as pessoas mais elegantes do mundo. Descendentes de italianos costumam ter a pele bem clara, cabelos castanhos e a cor dos olhos varia muito.

O italiano, língua oficial da Itália, nasceu na Toscana, região cuja capital é Florença, e deriva do latim, língua do Império Romano.

A influência musical de compositores Italianos como Claudio Monteverdi, Giovanni Pierluigi da Palestrina, e Antonio Vivaldi marcaram uma época.

Características populacionais: Possui 58751711 habitantes. O país tem uma das densidades populacionais mais altas da Europa. Densidades de cerca de 200 pessoas por Km² ocorrem na maioria da Planície italiana Norte.

Distribuição da idade: 0-14 anos: 13,8% (homens 4.315.292/mulheres 4.124.624)

15-64 anos: 65,9% (homens 19.888.901/mulheres 20.330.495)

65 anos y mais: 20,3% (homens 5.248.418/mulheres 7.109.074) (2011 est.)

Definição: Esta entrada fornece a distribuição da população por idade. A informação é incluída por sexo e faixa etária (0-14 anos, 15-64 anos, 65 anos ou mais). A estrutura etária da população afeta-chave problemas socioeconômicos de uma nação. Países com populações jovens (alta porcentagem menor de 15 anos) precisam investir mais nas escolas, enquanto que países com populações mais velhas (alta porcentagem de 65 anos de idade ou mais) necessidade de investir mais no sector da saúde. A estrutura etária também pode ser usada para ajudar a prever possíveis problemas políticos. Por exemplo, o rápido crescimento de uma população jovem adulto incapaz de encontrar um emprego pode levar a distúrbios.

Dados econômicos: Até a Segunda Guerra Mundial, a economia da Itália era baseada primariamente na agricultura. Porém, após o fim da guerra, a economia do país passou por grandes mudanças, que tornaram a Itália um país primariamente industrial. A Itália foi um dos membros fundadores da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço e da Comunidade Econômica Européia, que são os antecessores da atual União Europeia - criada em 1993 pelos membros da Comunidade Econômica Européia - da qual a Itália também faz parte. Atualmente, a Itália possui a 8ª maior economia do mundo, e a 4ª maior economia da Europa, quando medida pelo seu PIB PPC. [4]

Devido ao seu terreno acidentado, a maior parte da Itália não possui solo apropriado para a prática da agricultura, fazendo com que o país seja um importador de alimentos. Também por causa da falta destes recursos naturais, a Itália é obrigada a importar muito da eletricidade consumida no país.

A Itália possui grandes diferenças socioeconômicas entre a região norte e a região sul do país. O norte da Itália é altamente industrializado, e onde está localizado o centro financeiro do país, a cidade de Milão. A taxa de desemprego no norte do país é de aproximadamente 4%. Enquanto isto, a economia do sul do país ainda é dependente primariamente da agricultura, a taxa de desemprego na região é de aproximadamente 20%, cinco vezes superior a do norte do país. Além disso, pessoas do sexo feminino possuem mais dificuldades em achar um emprego do que pessoas do sexo masculino. Esta dificuldade se acentua no sul - por causa do maior conservadorismo da população do sul da Itália, em relação à população do norte do país.

O PIB italiano é próximo ao PIB inglês e ao PIB francês, e a renda per capita italiana é aproximadamente a mesma da renda per capita da Alemanha.

Principais produtos importados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com