TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da macroeconomia e da microeconomia para a sociedade e para o mundo

Relatório de pesquisa: A importância da macroeconomia e da microeconomia para a sociedade e para o mundo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  2.741 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 POLITICAS FISCAIS .............................................................................................4

2.1.1 inflação e suas consequencia 5

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho mostraremos a importância da macroeconomia e da microeconomia. Onde se mostra sua importância e suas funções para sociedade e para o mundo.

Agora vamos ao conceito de Macroeconomia trata-se do comportamento da economia como um todo, com períodos de recuperação e recessão, a produção total de bens e serviços da economia e o crescimento do produto, as taxas de inflação e desemprego, balança de pagamentos e taxa de câmbio. Trata ainda com as flutuações em curto prazo que constituem o ciclo de negócios. Políticas fiscais, monetárias, cambiais e creditícias. Lida com o estoque de dinheiro em circulação, a balança comercial, variações nos preços e salários, exportação e importação, etc.

A Microeconomia economia atua no âmbito dos consumidores e das empresas. Lida com as preferência dos consumidores e a utilidade que essas preferências lhe conferem a qual podemos traçar suas escolhas. Lida com a demanda de mercado de um determinado bem ou serviço, com a quantidade do bem que a firma deve ofertar a quantidade do bem que a industria deve ofertar. Tratam do estudo dos monopólios, oligopólios, monopsônios, concorrência perfeita. Teoria dos Jogos. Traça estratégias de maximização de lucros e minimização de custos para as empresas. Na microeconomia é possível o desenvolvimento de modelos de fenômenos sociais simplificados, por exemplo, o que pode ser útil antes de se lançar um produto novo no mercado, e por falar em mercado, esse é um dos pilares do estudo da microeconomia.

2 DESENVOLVIMENTO

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços. Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo: A taxa brasileira foi de 6,09% (segundo o IPCA, Índice de Preços ao consumidor-Amplo, índice oficial medido pelo IBGE), contra uma média de 3% do grupo dos 20 países mais ricos do mundo calculados pelo Índice de Preços do Consumidor do G20.

A taxa de juros é o preço do dinheiro. As taxas de juros são regulamentadas por órgãos públicos definidos conforme a economia se desenvolve em cada país. No Brasil quem faz a regulamentação das taxas de juros para instituições financeiras é o Banco Central do Brasil, ele que calcula e quais valores devem ser acrescentados a produtos, bens serviços, e em seguida repassa as demais organizações financeiras. Durante o ano os juros podem oscilar de uma hora para outra.

A taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Assim, quando dizemos, por exemplo, que a taxa de câmbio é 1,80, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$ 1,80. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central.

2.1 MÉTODOS QUANTITATIVOS NA GESTÃO EMPRESARIAL

O método científico, quando aplicado para solução de um problema científico, frequentemente gera dados em grande quantidade e de grande complexidade. Desse modo, a análise da massa de dados individuais na maioria das vezes não revela a informação subjacente, gerando a necessidade de algum tipo de condensação ou resumo dos dados.

A estatística descritiva é a parte da estatística que desenvolve e disponibiliza métodos para resumo e apresentação de dados estatísticos por meio de medidas descritivas, tabelas, gráficos, diagramas ou distribuições de frequência, com o objetivo de facilitar a compreensão e a utilização da informação ali contida.

Em resumo, a estatística descritiva tem por finalidade a utilização de tabelas, gráficos, diagramas e medidas descritivas para:

 Examinar o formato geral da distribuição dos dados;

 Verificar a ocorrência de valores atípicos;

 Identificar valores típicos que informem sobre o centro da distribuição;

 Verificação do grau de variação presente nos dados.

É, portanto, patente a importância do conceito de distribuição na metodologia estatística. Nenhum método poderá ser adequadamente compreendido se a ideia de distribuição ficar absolutamente clara.

2.1.1 Medidas descritivas

O resumo da informação contida nos dados é na maioria das vezes feito por resumos numéricos dos valores de uma ou mais variáveis, denominadas medidas descritivas ou estatísticas descritivas. Alguns exemplos do dia a dia (qualquer órgão de divulgação de notícias oferece todos os dias dezenas de outros exemplos) são:

1. Depois de uma rodada de um campeonato de futebol envolvendo um grande número de clubes, se fosse apresentado, para dar uma ideia da quantidade de gols na rodada, o conjunto de todos os gols acontecidos em cada partida a compreensão geralmente fica prejudicado. A ideia é frequentemente passada por meio de uma média de gols (por partida), com destaques sobre eventuais goleadas ou de partidas sem gols.

2. Quando órgãos governamentais medem a inflação de preços, são pesquisados muitos preços de produtos e serviços. Ao invés da informação sobre cada produto ou serviço é calculado um índice de inflação que resume toda informação, eventualmente destacando-se algo que tenha influenciado em demasia a composição do índice.

3. Numa pesquisa médica, às vezes envolvendo milhares de indivíduos, uma simples percentagem de indivíduos que reagiram ou não ao tratamento informa muito mais do que milhares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com