TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das finanças em uma empresa

Artigo: A importância das finanças em uma empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Artigo  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

A importância das finanças em uma empresa

O estudo de Finanças compreende o registro e análise da vida econômica das organizações, metas a serem atingidas em determinado prazo, gerência das fontes de renda e dos investimentos destinados a gerar recursos que a sustentem. Por isso surge a necessidade de sua prática dentro das empresas, pois dessa forma o gestor poderá avaliar a situação da empresa, não só econômica, mas também se a empresa está vendendo bem, como anda o grau de inadimplência, poderá economizar em seus processos e atividades.

É muito importante aplicar finanças em nossas empresas, de modo que elas realmente interfiram na composição de lucros, analisando suas obrigações a curto e longo prazo, seus investimentos, seus custos e despesas, transformando isso em uma rotina diária, observando através de suas demonstrações como e quando investir, bem como, analisar o que a economia fala, mostrando o mercado, suas variações e o que ela demanda para futuros investimentos.

A área de finanças é considera ampla e pode ser aplicada nas empresas e na vida pessoal. Atualmente, nós administradores, temos a capacidade de analisar e controlar fluxo de caixas, DRE, Índices, além de reconhecer que sua analise pode ser instrumento para tomadas de decisões, no entanto, caso as demonstrações financeiras mal planejado pode ser prejudicial as empresas e pode causar alguns problemas tais como, não ter as informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, não saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais, porque não é elaborado o demonstrativo de resultados, etc.

Os benefícios do Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa possui três missões dentro da empresa: organizar, controlar e planejar. A maior parte dos diretores funerários negligencia o planejamento e deixam de ter o melhor beneficio da ferramenta.

Organizar

Às vezes o dinheiro some e a gente não sabe pra onde foi. Com tantos impostos e despesas que surgem subitamente, temos até impressão de que fomos roubados. O fluxo de caixa nos ajuda a registrar as operações do dia-a-dia e saber o que aconteceu com o dinheiro.

Não que ele diminua nossas contas a pagar - quem dera - mas ele possibilita rastrear os gastos com despesas e os recebimentos dos clientes.

Através da analise dos lançamentos realizados é possível descobrir qual o saldo atual do caixa, ou seja, quanto de dinheiro você deveria ter disponível.

Além disso, você passa também a ter maior noção de como gasta o dinheiro e essa consciência pode te ajudar a gerenciar melhor o uso dos recursos.

Controlar

Quando você é o dono da empresa e você mesmo faz os lançamentos no Fluxo de Caixa, quase sempre não precisa que esses lançamentos sejam conferidos, uma vez que não existe risco de confiança.

Entretanto, caso seja outra pessoa a fazer os lançamentos, é preciso periodicamente fazer a conferencia de cada um deles, verificando se o valor lançado no fluxo é realmente o valor dos comprovantes. É justamente a operação de conferencia que garante o controle nesses casos. Isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com