TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A natureza e evolução do processo de gestão estratégica

Tese: A natureza e evolução do processo de gestão estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Tese  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

características básicas:

(1) A capacidade de olhar continuamente para o ambiente externo, ou seja, de visionar o futuro. Os dirigentes participam da análise/planejamento e viabilizam a implementação e o acompanhamento das estratégias, dedicando parte considerável de seu tempo na formulação das metas a curto, médio e longo prazos. Olhando para o mercado, são capazes de identificar demandas de potenciais clientes e garantir o desenvolvimento das competências distintas que permitirão a entrega de uma proposta de valor única.

(2) Instalam um modelo de gestão capaz de desenvolver equipes, fazer aflorar talentos e formatar processos internos que permitam à organização funcionar “sem sustos”, minimizando o tempo dedicado pelos seus gestores a “apagar incêndios”, com o conseqüente impacto no planejamento e nos resultados do negócio.

(3) Por fim, são capazes de gerar resultados para seus “stakeholders”, demonstrando como andam esses resultados e quais as tendências para o futuro.

Para uma organização praticar o pensamento estratégico em sua plenitude, ela deve manter – como base sólida – uma equipe de gestores que efetivamente entenda como isso funciona e dedique boa parcela do seu tempo a assuntos estratégicos, como o desenvolvimento de novos negócios, alianças, parcerias e vantagens competitivas. Deve também desenvolver seus funcionários e seus talentos para garantir a sucessão no processo de gestão[1].

Evolução natureza e processo da administração estratégica

A Administração Estratégica não é um assunto relativamente novo no campo acadêmico. Ela surge no final da década de 50 nas escolas de administração americanas. A popularização dos conceitos se deu entre os anos 60 e 70 graças à proliferação dos negócios e conseqüentemente a internacionalização das empresas multinacionais americanas. Até os anos 50, a preocupação dos empresários se restringia aos fatores internos das empresas, como a melhoria da eficiência dos mecanismos de produção, uma vez que ainda não existia um ambiente de hostilidade competitiva, o mercado não era muito diversificado e oferecia oportunidades de crescimento rápido e não muito complexo.

A administração estratégica segundo vários autores surgiu tardiamente no ambiente empresarial graças a dois aspectos principais: (1) o ambiente acadêmico fortemente influenciado pela Economia Neoclássica, no qual a idéia de mercado como um sistema auto-regulado implicava transitoriedade e, em última análise, irrelevância das estratégias das organizações; e (2) a baixa profissionalização na gestão de grandes organizações, que até a segunda metade do século XX continuavam sendo, em grande medida, empreendimentos de administração exclusivamente familiar.

O crescimento da Administração Estratégica pode ser assim, associado ao boom do desenvolvimento empresarial ocorrido após a II Guerra Mundial, quando então surgiram as grandes empresas, de administração mais complexa, configurando um cenário de mercado mais competitivo e dinâmico. Tais mudanças exigiam cada vez mais conhecimentos específicos dos administradores, que, diante do desafio, passaram a se profissionalizar e a desempenhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com