TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O impacto do processo de obtenção de óxido de alumínio na natureza

Artigo: O impacto do processo de obtenção de óxido de alumínio na natureza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Artigo  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

Aluminio:

O processo de obtenção de alumina causa diversos impactos ambientais,pois o ínicio do processo de obtenção do alumínio começa com a extração do minério de bauxita,o qual contém de 40 a 60 % de óxido de alumínio e é frequentemente minado em minas abertas , exigindo a remoção completa da vegetação e da camada superior do solo.

Depois a bauxita será transformada em alumina,durante o processo de transformação a emissão de um resíduo chamado lama vermelha . O

descarte dos resíduos da lama vermelha que são altamente cáusticos, quase sempre com um Ph acima de 13,2, é um problema ambiental significativo. Normalmente, a lama vermelha é despejada em áreas já mineradas. Além de penetrar no lençol freático e nos córregos, a lama vermelha eleva o teor de sódio dos poços artesianos vizinhos.

Outros impactos incluem poluição do ar proveniente da refinação da alumina, onde gases,aerossóis cáusticos, e outras poeiras corrosivas são liberados na atmosfera. A queima de óleos com alto teor de enxofre na usina libera gases ácidos, dióxido de enxofre e trióxido de enxofre, levando à chuva ácida. Um estudo recente associou a poluição causada pelas refinarias de alumina à hipersensibilidade brônquica em crianças. Habitantes locais também atribuem à exposição aos poluentes das usinas de alumina a culpa por doenças cardíacas,

distúrbios da fala e convulsões.

Então resumindo os impactos são grandes do tipo:florestas destruídas, água contaminada com resíduos de alumínio, vales férteis e ecossistemas inexplorados submersos,populações deslocadas por doenças geradas pela exploração, a perda de habitat de espécies naturais e a contaminação do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com