TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A seqüência de etapas para a estruturação de métodos de planejamento e controle de produção que visa aumentar a eficiência e eficácia da empresa

Seminário: A seqüência de etapas para a estruturação de métodos de planejamento e controle de produção que visa aumentar a eficiência e eficácia da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Seminário  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Embora o assunto Planejamento, Programação e Controle da Produção pareça ser um assunto dominado, mas quanto mais lemos artigos e pesquisamos relatos podemos notar que ainda há muito por fazer.

O foco do assunto normalmente encontrado em trabalhos na área de PCP recai quase sempre em sistemas computacionais (softwares), sua utilização e aplicações. Em um sistema produtivo ao serem definidas suas metas e estratégias, se faz necessário formular planos para atingi-las, e controle adequado para o sucesso de sua produção.

O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos. O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas. Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado.

Neste artigo propõe-se uma sequência de passos para a estruturação das práticas do Planejamento e Controle da Produção que visa aumentar a eficiência e eficácia da empresa.

Aspectos Técnicos e operacionais

O Planejamento e Controle da produção é o departamento que permite o andamento e continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com recursos corretos. O PCP trata de diversas áreas, transformando-os em informações, suporta á produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

O que produzir? Quanto produzir? Onde produzir? Como produzir? Quando produzir?

Com o que produzir? E Com quem produzir?

A partir da configuração do processo de produção, o PCP irá criar uma carta mapa, documento denominado plano mestre de produção (PMP), que é a diretriz de produção.

Trata-se do conjunto de atividades da administração da produção relacionadas á locação eficaz e eficiente dos recursos de produção da organização (materiais, máquinas, equipamentos e pessoas)

O PCP dedica-se as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoques (matérias-primas, em processo e produtos a, emissão e controle de produção, acabados) emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia a dia da produção, entretanto a atividade de planejamento não se limita ao nível operacional. No nível tático estratégico, a gerencia de produção toma decisões de médio e longo prazo que incluem decisões sobre a aquisição de equipamentos e máquinas, contratação de pessoas, administração de materiais e fornecedores, com base em previsões atualizadas de demanda. Este processo de decisão, atualmente denominado Planejamento de Operação e Vendas (POV), envolve, além da Produção, outras áreas da empresa, especialmente as áreas de Vendas e Financeiro. Os conceitos e habilidades necessárias para o exercício das atividades de PCP destacam-se:

Previsão de demanda: os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários. A previsão de demanda assume um papel ainda mais importante quando a empresa adota uma estratégia de produção para estoque.

Planejamento da capacidade de produção: a partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com