TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE TEXTO “EM BUSCA DE JUROS DECENTES”

Por:   •  15/6/2017  •  Dissertação  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

ANALISE DE TEXTO “EM BUSCA DE JUROS DECENTES”

Concordo com a matéria da revista EXAME BRASIL / ECONOMIA São Paulo SP 01/03/2017 Nº:1132 Pág. 46 a 49

O Brasil experimentou um ciclo de forte redução na taxa de juros básicos da economia, mas o custo do dinheiro ainda é alto no País, devido aos spreads bancários ainda serem muito altos.

Ocorreu um movimento do governo com os bancos para tentar estimular a concorrência bancária e dessa forma pressionar para baixo os “spreads”.

O cliente bancário tende a ser acomodado, por isso, acomodados também estão os bancos com suas tarifas e taxas cobradas pelo crédito. É necessário estimular a concorrência e negociar muito para conseguir condições mais atraentes para suas operações financeiras.

Nesse cenário, temos o credito subsidiado, assim entendo que o credito subsidiado pode em um longo prazo desorganizar a economia, pois uma vez que o Governo age na concessão do credito, e influi nas taxas de juros do mercado, temos uma reação nas demais taxas de juros básicos.

As reações das demais taxas de juros do mercado não acompanham a queda dos juros básicos, fazendo que consumidores e empresas continuem com juros altos.

Toda situação que possuímos, de baixo índice de emprego e juros altos, contribui para outro fator que é a inadimplência que influi no aumento dos juros, pois com o atraso do pagamento o custo tem de ser repassado aos consumidores.

O impacto no consumo das famílias, de uma visão macroeconômica, após a entrada do novo Governo no Brasil mostra como a demanda agregada brasileira apresentou elevação no período, dada a hipótese de uma nova fase da economia brasileira com um crescimento e redução na taxa de juros.

Analisei as teorias macroeconômicas que foram aplicadas no governo para se alcançar um nível de crescimento. E conclui-se que é necessário o Governo manter as atuais politicas macroeconômicas, principalmente pela transferência de renda, redução juros e impostos, além de aumentar a oferta de moeda e ampliar o nível de investimento no pais, com isso, elevando o nível de confiança dos indivíduos (empresas e consumidores), aumentando, consequentemente, a demanda agregada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com