TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise - Texto Operação de Guerra

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso de Bacharelado em Psicologia

Aluna: Meiryelle Oliveira Rosa

Professora: Esp. Patrícia Francisca dos Santos Medeiros

Disciplina: Tópicos Especiais em Psicologia das Organizações e do Trabalho

Atividade Semipresencial - Melhores Práticas de Gestão de Pessoas

Texto: “Operação de Guerra”

Conceito do tema:

Contratar e treinar 2.000 funcionários.

As consultorias de seleção e recrutamento que dariam apoio ao processo foram escolhidas em março do ano de 2008. E, seis meses depois, os novos funcionários estavam prontos para recepcionar a clientela.

Nas palavras da diretora superintendente da empresa, Luiza Helena Trajano, o principal desafio da rede é “crescer sem perder a alma”.

Empresa

Rede Varejista Magazine Luiza

Desafio:

Contratação e Treinamento. Mais do que contratar um grande contingente de pessoas, o Magazine Luiza precisava treiná-lo.

Contratar e treinar 2 000 funcionários para trabalhar nas 44 lojas que abriu em um único dia na Grande São Paulo.

Solução:

Primeiramente, antes de começar a seleção dos novos funcionários, o Magazine Luiza fez uma pesquisa com cerca de 5.000 pessoas que tinham o currículo cadastrado no site da empresa.

Depois enviou carta aos candidatos anunciando que iriam abrir lojas em São Paulo.

Foi criado um hotsite em que os candidatos se inscreviam para as vagas, faziam testes de conhecimentos e comportamentais. Mas somente os aprovados nessa fase participavam das dinâmicas e das entrevistas, todas em um único dia. Os que chegavam ao final do processo, mas não conquistavam a vaga, recebiam uma carta e eram convidados a acessar novamente o hotsite da empresa. Lá, podiam assistir a um vídeo em que Luiza Helena falava sobre as qualidades do profissional do futuro e conferir dicas de Telma sobre como elaborar o currículo ou como se portar em entrevistas. Magazine Luiza alugou o antigo prédio da Universal Music, na zona norte de São Paulo. Com 4 000 metros quadrados, o espaço estava desocupado e tinha tudo de que a empresa precisava: salas, refeitório e ambulatório.

Os dias de treinamento aumentaram dos usuais 30 para 60 dias. Desses, 15 dias foram dedicados ao treinamento teórico, para o novato entender a cultura da empresa e aprender sobre os sistemas operacionais utilizados e seus produtos, enquanto os outros 45 dias foram de treinamento prático nas lojas da rede.

Entre instrutores, monitores e coordenadores, quase 70 profissionais participaram do treinamento teórico, que foi dividido em três turmas. A primeira teve início assim que a empresa selecionou os primeiros 700 funcionários. Enquanto buscava outros profissionais, aqueles 700 já iam sendo treinados. Durante duas semanas, eles assistiam a palestras e vídeos sobre a história do Magazine Luiza e conheciam diretores da rede, que se apresentavam de mãos dadas, uma marca da empresa (todas as segundas-feiras, empregados das lojas e da administração dão as mãos num culto espiritual antes de iniciar o expediente). Encerrado o período de treinamento teórico, os recém-contratados foram enviados ao treinamento prático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com