TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS

Por:   •  24/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

Adiantamento de recebíveis e negociação com fornecedores

        A necessidade de adiantamento de recebíveis pode existir em decorrência de problemas nas vendas, erros de planejamento, sazonalidade, novos concorrentes no mercado, entre outros. Algumas empresas necessitam desse capital externo para suportar suas operações financeiras e continuarem ativas. A grande vantagem da antecipação é que a empresa está usando algo que já é dela, apenas pagando uma taxa para antecipar as datas de recebimento.

        Para resolver alguns problemas, algumas opções para adiantamento de recebíveis podem ser utilizadas, como atraso do pagamento da fatura do cartão de crédito, uso do cheque especial e desconto de duplicatas, a mais tradicional operação de crédito. Para determinar quanto e para quanto antecipar, é importante montar uma projeção de fluxos de caixa bem feita para saber se esse valor fará falta ou não no futuro, podendo comprometer a situação financeira da empresa.

        A antecipação de recebíveis não deve ser algo muito recorrente numa empresa. Quando isso ocorre, é válido analisar quanto está sendo antecipado e se há alguma outra linha de crédito mais barata, com prazos de pagamentos estendidos, por exemplo. Se não for bem planejada, assim como qualquer outra linha de crédito, pode virar um grande problema para as finanças da empresa.

        Outro quesito importante para manter a saúde financeira da empresa é a habilidade de negociar prazos e dívidas com os fornecedores. É uma das formas menos onerosas de equilibrar o caixa, mas dependem de algumas estratégias e gestão de compras eficiente para atender às necessidades da empresa. Numa negociação, a empresa deve observar o fluxo de caixa, para que, em geral, as datas de pagamentos casem com a disponibilidade de caixa. Pagamentos à vista com descontos, se possíveis, são vantajosos tanto para a empresa, quanto para os fornecedores, pois há menor gasto e o fornecedor recebe rápido o dinheiro. Muitas vezes estender o prazo de pagamento aos fornecedores pode implicar em cobrança de juros, portanto deve ser analisado para que não comprometa as finanças da empresa a médio e longo prazo.

Como funciona a antecipação de recebíveis

Diversas instituições financeiras realizam este tipo de antecipação, sejam elas bancos, factorings ou até mesmo empresas adquirentes de serviços de cartão de crédito (Cielo, Rede, GetNet, etc). Para isso a instituição antecipa o valor que você receberia, com o desconto de uma taxa de juros somada ao IOF (Imposto sobre operações financeiras), e assume a responsabilidade pelo recebimento daquele título no futuro. Assim, quando o cliente pagar a duplicata, fatura ou descontar o cheque, quem recebe é a instituição que antecipou o valor.

Ressalta-se porém, que a instituição que antecipa os valores fará uma análise da sua empresa e também do seu cliente, tendo em vista que se for inadimplente ou tiver alguma restrição no nome, geralmente a instituição financeira não fecha negócio.

Quando solicitar a antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma alternativa para empresas que precisam de capital de giro. Normalmente ela é usada por empresas que vendem produtos ou serviços com prazos mais longos do que pagam seus fornecedores e funcionários.

Por exemplo, uma empresa que venda com prazos de 60 dias pague seus fornecedores em 30 dias precisará bancar a operação até conseguir receber o que vendeu. Nesse caso, se a empresa antecipar seus recebíveis, ela recebe antes e consegue pagar seus fornecedores.

É importante verificar quais são as instituições que atuam com esta operação de crédito e comparar quais delas possuem as melhores taxas de juros e facilidades no crédito.

 

Onde conseguir a antecipação de recebíveis

 

Você pode conseguir a antecipação de recebíveis nos principais bancos do país, além de diversas opções de empresas adquirentes de máquinas de cartão de crédito e débito e, também, pode buscar essa linha de crédito em uma factoring. Abaixo as condições para a antecipação de recebíveis nas principais instituições bancárias.

Bancos

Tipo de antecipação

Taxa de Juros

Prazo máximo para antecipação

Bradesco

Cartão de crédito

2,83% a.m.

De acordo com o prazo de vencimento da Visa e MasterCard

Cheque

2,80% a.m.

De 5 a 210 dias

Duplicatas

2,78% a.m.

De 10 a 210 dias

Santander

Cartão de crédito

3,15% a.m.

De 3 a 360 dias

Cheque

2,91% a.m.

Mínimo de 3 dias úteis para cheques registrados e 5 dias corridos para cheques novos

Duplicatas

1,82% a.m.

Mínimo de 3 dias úteis para duplicatas registradas e 10 dias corridos para duplicatas novas

Caixa

Cartão de crédito

Não divulgado

Não divulgado.

Cheque

3,31% a.m.

Duplicatas

3,48% a.m.

Banco do Brasil

Cartão de crédito

2,89% a.m.

Não divulgado.

Cheque

3,73% a.m.

Até 180 dias.

Duplicatas

3,00% a.m.

Até 360 dias.

Itaú

Cartão de crédito

1,46% a.m.

De 5 a 360 dias.

Cheque

3,04% a.m.

De 5 a 180 dias

Duplicatas

1,97% a.m.

De 3 a 180 dias

* Informações obtidas em 20/07/2017 e sujeitas a alterações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com