TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS QUESTÕES SOBRE ELASTICIDADES

Por:   •  12/9/2021  •  Exam  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  1.416 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES SOBRE ELASTICIDADES – CAPÍTULO 5

2) Uma variação de preço provoca 25% de diminuição na quantidade demandada de determinado bem, enquanto a receita total desse mesmo bem diminui em 10%. A curva de demanda é elástica ou inelástica? Explique.

A curva é inelástica. Apenas em curvas inelásticas um aumento de preços gera aumento de receita, pois um aumento de preço gerará uma diminuição menos que proporcional na quantidade.

4) Observe as informações sobre o produto X e o produto Y:

a. A elasticidade-renda para a demanda do produto X: -3

b. A elasticidade-preço cruzada da demanda para o produto X, com relação ao preço do produto Y: 2.

O aumento na renda e a queda no preço do produto Y claramente provocaria a queda na demanda do produto X? Explique.

Sim, por dois motivos:

Pela elasticidade-renda deste produto é negativa evidenciando que este é um produto inferior, ou seja, se a renda aumenta deslocamos a curva de demanda para a esquerda diminuindo a quantidade demandada.

Pela elasticidade-preço cruzada da demanda ser positiva temos que uma diminuição do preço do produto Y causará uma variação de quantidade no mesmo sentido identificando que são bem substitutos, ou seja, o preço de Y diminui isso provocará o deslocamento da curva de demanda de X para a esquerda diminuindo a quantidade demandada.

5) Dois motoristas -Tom e Jerry - vão a um posto de gasolina. Antes de ver o preço, cada um faz seu pedido. Tom diz: "Quero 10 litros de gasolina". E Jerry diz: “Quero $ 10 de gasolina". Qual é a elasticidade-preço da demanda de cada motorista?

Podemos considerar que o Tom tem uma curva de demanda perfeitamente inelástica e Jerry tem uma curva de demanda de elasticidade unitária.

Isso ocorre porque para Tom o que importa é a quantidade estabelecida, sendo que podemos supor que ele consumirá esta quantidade independente do preço.

Para o Jerry o que importa é preço dado que se os preços dobrarem ele consumirá só metade do que podia consumir antes e vice-versa. Assim ele tem elasticidade-preço da demanda com elasticidade unitária.

6. Os medicamentos apresentam demanda inelástica, e os computadores, elástica. Suponha que os avanços tecnológicos dupliquem a oferta dos dois produtos (ou seja, a quantidade ofertada em cada preço será o dobro do original).

a. O que acontecerá com o preço de equilíbrio e a quantidade de equilíbrio em cada mercado?

O resultado esperado de um aumento de oferta em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com