TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Anhanguera

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.893 Palavras (12 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 12

ETAPA 1

RELATÓRIO 1

GERENCIAMENTO DE PROGETOS

Atualmente mudanças em diversos da vida humana estão ocorrendo em velocidade cada vez maior. De uma maneira geral é comum associarmos as mudanças significativas ao resultado de projetos, contudo gerenciar projetos é um grande desafio.

 Cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior estão formatados para buscar o aperfeiçoamento dos profissionais nos requisitos teóricos e práticos necessários á gestão de projetos. O gerenciamento de projetos deve ser feito de forma profissional e conduzido por pessoas qualificadas. As organizações só aprendem através de indivíduos que aprendem, ou seja, o aprendizado individual não garante o aprendizado organizacional. As organizações inseridas em um ambiente globalizado, crescentemente competitivo sujeito a rápidas e grandes mudanças precisam cada vez mais inovar seus produtos ou serviços.

Definições Básicas

Projeto é um instrumento fundamental para qualquer atividade de mudanças e geração de produtos ou serviços. Eles podem envolver desde uma única pessoa e milhares de pessoas organizadas em times e ter a duração de alguns dias ou também vários anos. O projeto pode ser definido por características distintas como temporário, único e progressivo.

A característica de ser é muito importante, pois todo projeto tem um inicio e um fim definidos, pois o projeto  termina quando os objetivos para o qual foi criado são atingidos. Um projeto é progressivo porque á medida que é mais bem compreendido, ele é progressivamente elaborado, ou seja, com característica que os definem. O ciclo de vida do projeto serve para definir o inicio e o fim de projeto e definem qual o trabalho deve ser realizado em cada faze ou etapa que devem estar.

A gestão de projetos envolve criar um equilíbrio entre as demandas de escopo, tempo, custo, qualidade e bom relacionamento com o cliente com os seguintes objetivos: entrega dentro do prazo, dentro do custo orçado, com nível d desempenho adequado, pelo cliente, atendimento de forma controlada as mudanças de escopo e respeito a cultura da organização, para que isso ocorra a responsabilidade é de gerente de projetos, um gerente de projetos devera estar atento a todo o contexto que dirá respeito á sua gerencia , ao ciclo de vida, as influencias organizacionais e as influencias socioeconômicas.

O gerente de projeto possui varias atividades e responsabilidades sendo elas: definir e controlar os objetivos de projeto, definir e controlar os requisitos do produto, definir e controlar os riscos do projeto, definir e avaliar os fatores críticos de sucesso de projeto, definir e avaliar os pontos fortes e pontos fracassos do projeto, definir e controlar o cronograma, verificar o esforço, avaliar o projeto e a equipe com métricas, alocar e gerenciar recursos, definir prioridades, coordenar interações entre os envolvidos no projeto, assegurar que os prazos e custos sendo mantidos dentro do planejado, assegurar que os produtos atendam os critérios de qualidade e que estejam de acordo com os padrões estabelecidos, formalizar a aceitação dos artefatos resultantes de cada fase de ciclo de vida do projeto, elaborar relatórios de avalição e de acompanhamento da situação do projeto, participação de reuniões de acompanhamento e de revisão de projetos.

Evolução do Gerenciamento de Projetos

Antes de Taylor, a única maneira de melhorar a produtividade era exigir dos trabalhadores mais horas de dedicação ao trabalho, Taylor ocupa um lugar importante na historia da gerencia de projetos e de acordo com a escritura em seu tumulo ele é o “pai do gerenciamento científico”.

Nas décadas seguintes, o gerenciamento de projetos, começou a tomar sua forma moderna, enquanto vários modelos de negócios desenvolveram- se neste período, todos eles compartilharam uma estrutura de suporte comum: projetos são liberados por um gerente de projetos que põe pessoas juntas em um time e assegura a integração e comunicação de fluxos de trabalho através de diferentes departamentos.

O PMI

O PMI é uma associação sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é difundir a gestão de projetos no mundo, de forma a promover ética e profissionalismo no exercício desta atividade visando promover e ampliar o conhecimento existente sobre gerenciamento de projetos. Está associação ocupa uma posição de liderança global no desenvolvimento. Durante 80 anos, o numero de associados do PMI continuou crescendo bem como os programas e serviços oferecidos pela associação.

Desde 1984 o PMI tem se dedicado e desenvolver e manter um rigoroso programa de certificação profissional para promover o crescimento da profissão de gerenciamento de projetos e reconhecer as realizações de indivíduos no tema. A certificação PMP do PMI é a credencial mais reconhecida mundialmente para indivíduos, envolvidos com o gerenciamento de projetos. OPMI oferece serviços on-line de oportunidades de carreira em gerenciamento de projetos para indivíduos e seleção de profissionais pelas empresas.

O PMI ainda conta com uma Fundação Educacional, cujo slogan é “Promovendo o Futuro de Gerenciamento de Projetos”. Esta fundação é uma organização autônoma, ela oferece educação, pesquisa e atividades relacionadas que incentivam o gerenciamento de projetos para o benéfico da sociedade. A Fundação é sustentada através de doações de organizações e indivíduos, e apoia pesquisas, fornece bolsas de estudo acadêmicas e distribui premiações.

Gerenciamento de projetos na Visão de PMI

As áreas de conhecimento são:

O Gerenciamento do Escopo do Projeto: descreve os processos para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho requerido. Ele é composto pelos processos: iniciação, planejamento do escopo, detalhamento do escopo, verificação do escopo e controle de mudanças do escopo.

O Gerenciamento do Tempo de Projeto: descreve os processos para assegurar que o projeto termine dentro do prazo previsto. Ele é composto pelos processos: definição das atividades, sequenciamento das atividades, estimativas da duração das atividades, desenvolvimento do cronograma e controle de cronograma.

O Gerenciamento do Custo de Projeto: descreve processos para assegurar que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. Ele é composto pelos processos: planejamento dos recursos, estimativa dos custos, orçamento dos custos e controle  dos custos.

O Gerenciamento da Qualidade do Projeto: descreve os processos para assegurar que as necessidades que originam o desenvolvimento do projeto serão satisfeitas.

O Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto: descreve os processos necessários para proporcionar a melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto. Ela é composta pelos processos: planejamento organizacional, montagem da equipe e desenvolvimento da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (195.2 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com