TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: As consequências da globalização no mercado de trabalho

Pesquisas Acadêmicas: ATPS: As consequências da globalização no mercado de trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR EMYGDIO CAMPOS WIDAL

Cristiane Gisele Barbosa Leite

AS CONSEQUÊNCIAS DA GLOBALIZAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

CAMPO GRANDE-MS

2013

Cristiane Gisele Barbosa Leite

AS CONSEQUÊNCIAS DA GLOBALIZAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Trabalho de Sociologia na Escola Estadual Professor Emygdio Campos Widal, Campo Grande-ms, para nota bimestral do 2° Bimestre. Orientador: Professor Gabriel Corrêa

CAMPO GRANDE-MS

2013

INTRODUÇÃO

A globalização trouxe para a humanidade um complexo de consequências, dentre as quais as injustiças sociais, na justa medida em que passou a acompanhar a evolução do capitalismo e seu retorno à sua forma primitiva de acumulação, com a decadência do socialismo e a crise do sistema concessivo de humanização do capital (social democracia).

Alguns países mais desenvolvidos começaram a se armar de medidas de segurança contra a velocidade desse avanço, com vistas a preservar o equilíbrio social com sua explosão. No entanto, mesmo estes países, não foram capazes de prever e se preparar para a mutação desse fenômeno que gerou uma globalização econômica impregnada da ideologia da mais dura forma de capitalismo: aquele que prega como bem maior para a sociedade, a economia de mercado sobre qualquer outro aspecto.

Na sua nova etapa, a globalização definitivamente consolidada com o avanço tecnológico, diminuiu a importância da matéria-prima e da mão de obra direta, ampliando as desigualdades sociais, trazendo como resultados o desemprego, a pobreza e a escravidão. Isto porque o Estado passou a ser pressionado para agir como garantidor dos interesses econômicos a fim de superar a desigualdade produtiva, mesmo que isso significasse recuar nas conquistas sociais alcançadas pelas sociedades ao longo de muitas décadas.

DESENVOLVIMENTO

O mundo passa por mudanças drásticas, onde distâncias que até ontem eram percorridas em alguns meses, hoje, essas mesmas distâncias são percorridas em algumas horas. Mensagens que demoravam vários dias para serem entregues aos seus destinatários, hoje são instantâneas. Nunca a humanidade produziu tantos bens e serviços quanto na atualidade, em pouco mais de 300 anos a humanidade desenvolveu-se muito mais que todo o período anterior de sua história.

Diante do concentrado e elevado avanço tecnológico, especialmente pela mecanização e pelo transporte a vapor, a produção ganhou importante impulso. Ao mesmo tempo, a divisão do trabalho sofreu pronunciada transformação, com efeitos significativos tanto na estrutura ocupacional quanto no conteúdo dos novos velhos postos de trabalho. Entre 1870 e 1910,foi possível constatar uma radical modificação na divisão de trabalho, o que coincidiu justamente com a segunda revolução tecnológica.

A abertura comercial vem também acompanhada por programas de privatização de empresas estatais, desregulamentação de setores e planos de estabilização econômica, buscando, segundo o discurso oficial, criar um ambiente para o aumento da competitividade da economia brasileira. No setor privado, a modernização das empresas se materializou, em um primeiro momento (1989-93), através da racionalização da produção e da introdução de componentes importados.

Tudo isso estaria ocorrendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com