TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS As principais características do comportamento do consumidor

Seminário: ATPS As principais características do comportamento do consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Seminário  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 9

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................4

2. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR..................................5

2.1 O que é crise econômica mundial...........................................6

2.2 Como a crise impactou a vida dos consumidores..................7

2.3 Diferentes perfis de consumidor da classe C no Brasil...........7

2.4 Uma mesma crise econômica, diferentes comportamentos.....8

2.5 Comportamento dos setores...................................................8

2.6 Comportamento dos consumidores da classe C......................9

2.7 Analisem da economia brasileira e dos consumidores da classe C brasileiras atuais.....................................................................9

3. CONCLUSÃO....................................................................................................10

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................11

1. INTRODUÇÃO:

Este trabalho objetiva a presentar de forma teórica o Marketing e comportamento do consumidor: como compreender o comportamento do consumidor e entender suas principais características, verificar quais motivos influenciam nas suas decisões de compra e como e por que compram determinado produto.

O consumo na economia, psicologia e outras ciências, qual o comportamento de cada consumidor e suas reações e necessidades de compras, O que os levam realmente ao fazer a compra, compreender a suas motivações e tentar entende-las é se adaptar e de suma importância para a sobrevivência de qualquer empresa.

Explicar e tentar mostrar como o comportamento do consumidor tem muita importância na hora da compra e vários aspectos que podem interferir nessas decisões e o que podem afeta-las direta ou indiretamente.

E que o comportamento do consumidor não está ligado somente a compra como também após a compra no pós-vendas e assim influenciando na fidelização de um Cliente ou na escolha pela concorrência.

2. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Os consumidores são pessoas que compram bens ou serviços para você ou para terceiros, toda a compra passa por um processo, que passa pela necessidade de um produto ou serviço ou pelo estado de emoção ou ansiedade de cada cliente, que pode ser influenciado por grupos de amizades, família, por status , nível social ou pela própria necessidade física.

Todo consumidor tem uma necessidade por isso o Marketing e tão importante para mostrar ou influenciar numa decisão de compra que os consumidores têm, por isso são explorada e criada varias datas que influenciam e muito na decisão de compra ou consumo de vários serviços ou produtos como : Natal, dia das Mães, pascoa entre vários outros para influenciar e satisfazer o comportamento do consumidor, nesses momentos pesa muito mais os fatores emocionais do que os de necessidade propriamente de compra.

O consumidor acaba consumindo mais graças ao comportamento de presentear alguém ou pelo simples modo de ser visto pela sociedade, do que consumir por uma necessidade real.

O sucesso ou fracasso de Marketing depende cada vez mais da reação dos consumidores, por isso e importante reconhecer e atender os desejos dos consumidores, reconhecendo suas necessidades e filtrando seus consumidores pelo sexo, idade, Classe social etc.

Hoje muitos consumidores por hábitos, tem muita lealdade com certos produtos e marcas que eles acreditam e confiam e são passadas de gerações para gerações da família, as vezes por conhecer e confiar tanto nessas marcas ou produtos nem levam mais em consideração a concorrência ou preços.

Por isso o Marketing tem que tentar compreender o consumidor e suas necessidades e motivações para criar uma estratégia que sigam o objetivo e o sucesso esperado e por isso que e fundamental conhecer o comportamento do consumidor e seus desejos. O consumidor pode ser influenciado de varias maneiras desde as propagandas e promoções a simplesmente a exposição dos produtos na prateleira.

Por isso que hoje e cada vez mais importante estudar o comportamento do consumidor para criar uma estratégia correta pra alcançar o sucesso desejado.

2.1 O que é a crise econômica mundial? ( ETAPA 1 )

A crise econômica mundial e um desiquilíbrio que ocorre na economia de vários países, que começou nos estados Unidos, segundo Simão Davi Silber, professor do departamento de economia da Universidade de São Paulo (USP). Por causa dos ataques ao 11 de Setembro e outras guerras no Iraque e Afeganistão , gastando mais dinheiro do que devia nas guerras.

E assim ao invés deles começarem a conter seus gastos eles começou a receber ajuda de outros países e com o dinheiro injetado os bancos começaram a oferecer mais créditos, inclusive para clientes considerados de risco.

Com o dinheiro injetado e a baixa dos juros os consumidores começaram a compram muitos imóveis e os valorizando cada vez mais e ai para compensar as taxas de juros começou a subir muito e forçando as quedas dos imóveis e aumentando cada vez mais a inadimplência e com isso começou a faltar dinheiro nos bancos que foram ajudados pelo governo americano e mesmo assim causando o fechamento de alguns bancos que causou pânico travando o credito assim chegando a crise,

Com a crise imobiliária nos EUA espalhou o caos na Europa e com a crise das dividas soberanas na Europa espalha a desconfiança em todos os mercados do mundo e assim gerando a crise econômica mundial.

Com a crise as grandes empresas reduziram a produção, deram férias coletivas ou demitiram contingentes importantes de trabalhadores. Muitos países assim entraram em recessão, e outros deram redução no ritmo de crescimento.

Com a crise o EUA aprovou um pacote de 850 bilhões de dólares para o saneamento do setor financeiro e depois 787 bilhões para ações de combate a recessão, e outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com