TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ECONOMIA

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.156 Palavras (17 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 17

        

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

        

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ALUNOS:  Lays L. Santos - R.A: 8094909836

                       Marcela S. Mendes - R.A: 8073845453

                       Marcia Cristina Carvalho - R.A: 4997026000

                       Paula Renata - R.A: 1295476804

                       

        

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Teoria da Contabilidade, do curso de Ciências Contábeis, turno noite, da Universidade Anhanguera Educacional, ministrado pela professora Margareth Moreira.

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é ressaltar a importância do sistema contábil (normas), pois é essencial para o bom funcionamento da economia, todas as decisões sobre a finalidade a dar aos recursos dependem da credibilidade das informações financeiras.

Além de exemplificar e conceituar os tipos de sociedades existentes, deixamos em evidencia a importância da composição das demonstrações contábeis, trazendo também uma maior compreensão sobre os conceitos de Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivo.

 

  1. Qual o objetivo da Contabilidade?

O objetivo da Contabilidade além de fornecer aos usuários, independentemente da sua natureza, um conjunto básico de informações tem como também plena satisfação das necessidades de cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

  1. Quais fatores demonstram o crescimento e o desenvolvimento da contabilidade?

Os fatores que demonstram o crescimento e o desenvolvimento da contabilidade são quando o homem começa a fazer marcas em árvores e pedras, podendo assim conferir seu rebanho em termos de crescimento, de extravio de ovelhas, mortes, etc. Outro fator é o período econômico da Contabilidade por meio da escrita cuneiforme, ou seja, símbolos gravados em barro ou placa de argila, dando-se os primeiros passos para os registros. As próprias placas de argila serviam como relatórios. Outra evolução foi observada, principalmente, nas escritas em papiro, descoberto pelos egípcios. A fase logica-racional é a fase pré cientifica da contabilidade. Com o desenvolvimento econômico em 1970 e valorização no mercado de trabalho para os contabilistas.

  1. Quem são os usuários da contabilidade?

Os usuários são todas as pessoas que tenham interesse na avaliação de sua situação patrimonial, onde pode ser divididos internos e externos.

  • USUÁRIOS INTERNOS:

Gerentes ou Administradores: para tomada de decisões

Funcionários: com interesse em pleitear melhorias

Diretoria: para a execução de planejamentos organizacionais

  • USUÁRIOS EXTERNOS:

Bancos: análise econômico-financeira para aprovar empréstimos. 

Concorrentes: interessados em conhecer a situação da empresa para poder atuar no mercado

Governo: que necessita obter informações sobre as receitas e as despesas para poder atuar sobre o resultado operacional no que concerne a sua parcela de tributação e planejamento macroeconômico.

Fornecedores: interessados em conhecer a situação da entidade para poder continuar ou não as transações comerciais com a entidade, além de medir a garantia de recebimento futuro.

Clientes: interessados em medir a integridade da entidade e a garantia de que seu pedido será atendido nas suas especificações e no tempo acordado.  

  1. O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis?

Bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física, como por exemplo, terreno. Bens intangíveis são aqueles representados por direitos, por exemplo, marcas e patentes.

  1. O que são bens, direitos e obrigações:

Bens é aquilo que possui valor econômico onde possa ser convertido em dinheiro. São eles: bens móveis: veículos ou ate mesmo animais; bens Imóveis: árvores, edifícios e terrenos; bens tangíveis: os que podem ser tocados; bens intangíveis: marcar e patente chamado patrimônio liquido.

Direitos é o poder de exigir alguma coisa, tudo aquilo que você tem direito sobre o que tem pra receber, tanto como uma venda de mercadoria, ou salários a receber, contas a receber, títulos a receber etc..

Obrigações são as dividas, valores a serem pagos a terceiros, como por exemplo, aluguéis a pagar, contas a pagar (luz, água, IPTU, etc..) e salários a pagar.

  1. Qual a finalidade de um balanço patrimonial?

É a peça contábil que retrata a posição das contas de uma entidade após todos os lançamentos das operações de um período, todos os provisionamentos e ajustes terem sidos feitos, ou seja, o balanço patrimonial apresenta a situação patrimonial da empresa.

  1. Quais são as contas patrimoniais e as contas de resultados? Cite exemplos.

Contas patrimoniais são as que representam os elementos componentes do patrimônio. Dividem-se em ativas (bens e direitos) e passivas (obrigações e patrimônio liquido). Exemplo: fornecedores, duplicatas a pagar.

Contas de resultados são as que representam as variações patrimoniais. Dividem-se em contas de despesas e contas de receitas. Exemplo: água e esgoto.

  1. Qual a finalidade de uma demonstração de resultado dos exercícios?

Tem por finalidade oferecer uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período.

  1. Qual a importância de uma sistemática contábil para as empresas no Brasil? Explique

O sistema contábil (normas) é essencial para o bom funcionamento da economia, todas as decisões sobre a finalidade a dar aos recursos dependem da credibilidade das informações financeiras. Informações que também são utilizadas pelo público para tomar suas decisões. Estas informações para serem confiáveis devem seguir a norma, ou seja, estar de acordo com a sistemática contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (190.8 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com