TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Economia

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Centro Universitário Anhanguera de São Paulo – Unidade Brigadeiro

        

Atividade Prática Supervisionada

Economia – Professor Rafael Rabadan

Introdução

Apresentaremos uma análise econômica regional sobre Pães e doces, para isso, escolhemos a Padaria. Essa análise econômica é apresentada aqui, através de pesquisas sobre demanda, oferta, custo e produção. Escolhemos esse ramo por ser um negócio viável e o levantamento de informações seria mais fácil. As padarias atuais vêm evoluindo a cada dia que passa que acabam se esquecendo dos comércios bairristas, existem panificadoras que servem seus produtos diretamente no estabelecimento, além de outras variedades de produtos, tais como, lanches, sucos, sorvetes, entre outros.

O mercado de consumidores

O ramo de panificadoras é muito procurado por toda a população. Normalmente todas as pessoas consomem pães durante o café-da-manhã, ou em outros momentos durante suas refeições diárias, seja num lanche, ou como acompanhamento de uma sopa. Grande parte de seus consumidores pertencem a as classes baixa e média. O pão, além de ser comercializado por um baixo custo, tem diversas utilidades, servindo para diversos tipos de pratos diferenciados. Segundo o PROPAN (Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação), em fevereiro de 2013, São Paulo teve o maior registro de padarias do país, possuindo quase de 13 mil padarias espalhadas pelo estado, e sendo Roraima o estado com o menor número de panificadoras, possuindo 91 padarias, abaixo temos o gráfico demonstrando a quantidade de padarias que possuem em alguns estados do Brasil:                       

[pic 2]

A busca por pães vem aumentando devido à falta de tempo em que o consumidor tem de preparar algo para suas refeições, sendo o pão uma boa alternativa, por já estar pronto para o consumo, por ter uma ótima localização e por possuir diversas variedades de produtos.

Por ano no país se consomem aproximadamente, 33 quilos de pães por ano, devido a estes fatores, as panificadoras sempre tendem a melhorar a sua produção, tanto em qualidade quanto em quantidade, para suprir as necessidades da população.

Por se tratar de um produto extremamente procurado existem diversas padarias, uma em cada esquina, e que possuem variadas opções de pães, por preços acessíveis, o ramo de padarias é um ramo onde se possui muita concorrência para se atender a demanda da população.

Bibliografia

http://franquiaempresa.com/2009/08/como-abrir-uma-empresa-de-padaria.htmlhttp://franquiaempresa.com/2009/08/como-abrir-uma-empresa-de-padaria.html

http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2013/06/padarias-investem-em-novo-modelo-e-aumentam-seus-lucros.html

http://www.propan.com.br/institucional.php?idcat=9

http://www.sebrae.com.br/setor/panificacao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com