TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Empreendedorismo

Seminário: ATPS: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Seminário  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

1. Reconhecermos a importância de informações, como a validação de uma idéia em um bom negócio, ou mesmo o potencial e habilidades de um empreendedor são de fundamental importância para o sucesso de um empreendimento. Dessa forma, e considerando as leituras e discussões desenvolvidas durante a disciplina, acesse o site <http://www.endeavor.org.br/videoteca/china-in-box-por-tras-de-um-grande-negocio-1>, assista a palestra de Robinson Shiba, que tem por titulo “China In Box: por trás de um grande negócio”, e responda as questões que seguem, relacionando-as aos conceitos estudados até o momento.

Sua resposta deve ser fundamentada. Para isso, utilize passagens do material didático, ou de outra fonte (artigos, livros, reportagens).

OBS 1: Para que seja possível a visualização do vídeo, será necessário instalar o aplicativo gratuito da Microsoft chamado Silverlight.

OBS 2: Para a realização das respostas a linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta.

Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: <http://portal2.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm> e veja como realizar citações e referências e citar as fontes da pesquisa.

1. Analise o perfil de Robinson Shiba, e indique se ele é ou não um empreendedor. A partir dessa afirmação, identifique cinco características desse perfil que são identificadas no palestrante. Apresente sua resposta em um texto de 6 a 10 linhas, justificando-a de forma fundamentada.(2,5 pontos)

Robinson Shiba é um empreendedor, pois reúne diversas características determinantes para tal. Ele foi intuitivo ao analisar por que um negócio que dava certo nos EUA não dar certo no Brasil também. Assumiu riscos ao iniciar um negócio inédito até então no Brasil e ao investir quase tudo o que tinha. Teve criatividade ao buscar inovações e soluções para o seu negócio quando no fim da década de 90 investiu em comida italiana pra não perder faturamento, ganhando com isso ao invés de perda, aumento considerável em suas vendas. Foi flexível às mudanças ocasionadas pelo crescimento da empresa, sendo um dos pioneiros no Franchising no Brasil além da iniciativa própria ao buscar meios de tornar mais padronizado e barato o processo de produção da China in Box.

2. Em um texto de 6 a 10 linhas, indique e justifique, de forma fundamentada, duas habilidades e competências do pefil de um empreendedor que mais tenham se destacado em nosso personagem Robinson Shiba. Apresente uma análise explicando por que essas habilidades e competências foram determinantes para o sucesso do negócio. (2,5 pontos)

Shiba soube adquirir informações sobre o empreendimento que iria montar: observou no EUA os restaurantes de delivery de comida chinesa e no Brasil observou que não havia nada parecido e que o empreendimento que ele iria montar seria pioneiro no país. Foi também bastante criativo no desenvolver do seu negócio, desde a divulgação no início, a embalagem e ao lançar também uma marca paralela à China in Box ( a Prevità ) antecipando-se assim à crise iminente que o país poderia atravessar e que comprometeria o faturamento do seu negócio.

3. Robinson estava diante de uma real oportunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com