TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Introdução à Economia

Seminário: ATPS: Introdução à Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Seminário  •  2.701 Palavras (11 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução à Economia

Podemos definir Economia como “a Ciência Social que estuda como o individuo e a sociedade decidem empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre várias pessoas e grupos, a fim de satisfazer as necessidades humanas.”

Ainda podemos afirmar que ela existe pra nos fazer responder as três perguntas fundamentais: O que? Como? E Para quem devemos produzir?

Como descobrir as necessidades, como satisfazê-las da melhor forma possível e, de fato quem é nosso público alvo, porém vale ressaltar que sempre teremos outros fatores para considerarmos; e a política é a principal, afinal o Sistema Econômico pelo qual o país é regido influenciará em tudo isso que vimos acima, no caso do Brasil, o Sistema Capitalista, onde o governo não impõe diretamente as regras, mas dita critérios para que o sistema de concorrência exista de forma equilibrada e ao menor sinal de desequilíbrio utiliza de suas armas que são impostos fixados, estabelecimento de critérios para o salário mínimo, congelamento de preços na agricultura, entre outros para estabelecer a ordem novamente.

E tratando-se da ordem, outro fator importante é a Demanda de Mercado, ou seja, é a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Há uma relação inversamente proporcional entre quantidade procurada e o preço do bem, que chamamos de lei geral da demanda, uma vez que essa relação se desestrutura, novamente entram em cenas as armas do governo, ou seja, ao final de tudo podemos sim afirmar que Economia e Política estão diretamente relacionadas para que tenhamos um país com crescimento controlado, saudável e acima de tudo sólido.

Custo de Oportunidade

Custo de oportunidade é a possibilidade de um ganho ou de uma perda onde existam mais de uma opção para o negócio, ou seja, é aquilo que você pode deixar de ganhar em uma transação por escolher determinada opção.

Podemos tomar como exemplo a recusa de um jogador que decide permanecer em um time nacional ao invés de atuar em um time estrangeiro onde seria mais bem remunerado.

O motivo de sua recusa foi a análise de suas opções profissionais aqui no Brasil e no exterior. É como se colocasse na balança os prós e os contras; onde seria mais lucrativo ficar? O resultado dessa pesagem é o custo de oportunidade, um risco que se corre pela escolha feita.

Ronaldinho recebe Proposta do Exterior mas não pensa em Sair do Rio

“Com o bom momento que passa no ano de 2011 vestindo a camisa do Flamengo, o meia Ronaldinho Gaúcho tem se se recuperado deixado para trás o momento não muito bom que viveu nos últimos anos na Europa. A prova disso é a volta à Seleção Brasileira e os convites quem o atleta tem recebido para deixar o time carioca e voltar a brilhar no exterior.

"O Ronaldo é uma referência, um jogador que desperta interesse sempre, independentemente do motivo", disse o irmão e empresário do jogador, Assis, que ainda completou. "O momento é de foco no flamengo, foco na Seleção Brasileira com um grupo novo, com um ambiente legal. Então, a gente nem pensa em qualquer outra situação que não seja o Flamengo.

O pensamento do craque no momento é alcançar uma boa estabilidade no Flamengo e na Seleção de Mano Menezes pelo menos até a Copa de 2014. "O momento é fantástico, ele está de bem com a vida, é um momento maravilhoso do Flamengo e dele, o seu crescimento. É complicado, são muitos jogos importantes, mas o Ronaldo está feliz e super bem. Estamos felizes para que ele consiga uma sequência na Seleção", afirmou Assis.

No clube carioca, além de ajudar os companheiros de elenco com suas belas jogadas e passes perfeitos, Ronaldinho é um grande reforço também para o marketing. Devido a isso, Assis se mostra muito satisfeito com os planos de trabalho sobre a imagem do irmão, porém, ainda acredita que é possível melhorar ainda mais.

"Está crescendo, a gente precisa entender como funciona. O Brasil vive um momento diferente, tudo acontece rápido, acho que o crescimento do Flamengo vem sendo maravilhoso, a resposta está aí. Um dos pontos que ainda falta é o fato do Maracanã não estar aberto, o estádio é o centro de tudo, o Engenhão não tem a cara do Rio de Janeiro", finalizou.”

Curva de Possibilidade de Produção

A Curva de Possibilidade de Produção mostra o limite de produção de dois determinados elementos, ilustrando a escassez de recursos que mostra a capacidade de produção, e assim orienta a melhor forma de aproveitamento dos mesmos. Ou seja, são as diferentes alternativas que são ilustradas nos pontos do gráfico, que quando deslocado para direita mostram o crescimento do país, e assim diferentes elementos podem ser combinados em um mesmo período mantendo-se estáveis. Nesse caso vamos citar um fazendeiro, que possui terra boa para o plantio de soja e café, mas se ele utilizar sua terra para o plantio de soja não haverá área disponível para o plantio de café. Por outro lado, caso ele se dedique ao plantio de café não poderá plantar soja.

Neste caso temos duas opções extremas, as várias possibilidades de produção podem ser ilustradas através de um quadro numérico:

ALTERNATIVA CAFÉ (kg) SOJA (kg)

A 0 8.000

B 1.000 7.500

C 2.000 4.000

D 3.000 2.500

E 3.000 0

Se o produtor decidir utilizar suas terras para o plantio de soja, ele vai obter a colheita de no máximo 8.000 quilos (como mostra a alternativa A) e nenhuma quantidade de café.

No outro extremo, se ele investir todos os seus recursos no café, ele obteria no máximo 3.000 quilos de colheita e nenhum de soja (como mostra alternativa D).

O quadro ainda nos mostra algumas outras possibilidades para o plantio de ambos os produtos, devemos observar que quando é utilizada uma maior parte para o café diminui a produção de soja, e assim acontece com relação a soja e diminuição do café.

Com a representação gráfica, fica clara a escala de possibilidades de produção entre ambos os produtos.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com