TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Planejamento estratégico

Seminário: ATPS: Planejamento estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Seminário  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 2

Passo 1

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

1. Definir: visão e missão do negócio

Visão: Tornar os parques e praças da cidade de Porto Alegre mais arborizada no período de um ano.

Missão: Arborizar a cidade para que a comunidade tenha um ambiente mais saudável, plantando mil mudas de arvores em praças e logradouros.

2. Analisar o ambiente externo

. É preciso analisar as forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) e os atores microambientais (consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores) que afetam

Porto Alegre, possui uma área total de quase 500 km² e de uma geografia diversificada, o município destina para parques e praças 4 milhões de metros, isso sem contar as outras áreas verdes como as Unidades de conservação, a capital Porto-alegrense faz isso muito bem, e ainda com arborização e correta, o que é dificuldade em alguns municípios brasileiros. A comunidade porto alegrense faz uso dos parques e praças constantemente, como área de recreação e lazer. Serve como local de caminhada, encontro entre as pessoas, vendas de mercadorias e tudo isso desfrutando de uma paisagem arbórea. As árvores possuem funções fundamentais para várias formas de vida, ajudam na filtração do ar, absorvem gás carbônico, servem de abrigo para espécies vegetais e animais, é fonte de alimento e tornam o ambiente e a paisagem mais agradável para a população. Existem na cidade oito parques: Parque Marinha do Brasil, Chico Mendes, Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), Parque Farroupilha (Redenção), Parque Gabriel Knijnik, Parque Marechal Mascarenhas de Moraes, Parque Moinhos de Vento (Parcão) e Parque Alemanha (Germânia). Juntos os parques somam 255,36 hectares reservados para lazer e demais atividades, para que a comunidade possa desfrutar em seus momentos de folga, descanso, distração além de boa arborização, uma característica do município. Essa área reforça o que se disse sobre a capital ser “bastante arborizada”. Além dos parques, a cidade conta com uma presença bastante grande de praças. Porto Alegre possui 608 praças, ocupando uma área total superior a quatro milhões de metros quadrados. O site institucional da prefeitura Municipal de Porto Alegre registra a existência de 9.453 logradouros e 78 bairros na cidade.

Estima-se que Porto Alegre possua 1,3 milhão de árvores em vias públicas, cuja distribuição beneficia um número de pessoas ainda maior que o atingido pelos parques e praças. Por essa razão, a Smam dispensa muitos cuidados às árvores de calçadas e canteiros centrais. Para orientar este trabalho de maneira correta, técnica e administrativamente, foi publicado o Plano Diretor de Arborização de Vias Públicas, em março de 2000. Em setembro de 2006, a resolução do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) nº 05/06 foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre, formatação legal e oficial do Plano Diretor de Arborização Urbana, de forma revisada.

3. Analisar o ambiente interno

Você saberia dizer quais são as qualidades e o que pode ou deve ser melhorado na sua empresa? Esses são os pontos fortes/forças e fracos/fraquezas do seu negócio.

4. Analisar a situação atual

MATRIZ FOFA

Ambiente Interno Ambiente Externo

Fortalezas Equipe motivada para ação

A cidade entende o processo de arborização

Legislação ambiental da cidade

Promover a interação das pessoas

Promover o bem estar da comunidade

Contribuir para a beleza da cidade

Várias praças e parques Oportunidades

Fraqueza Pouco domínio sobre o assunto

Disponibilidade de tempo da equipe

Legislação ambiental da cidade

Condições climáticas e de solo

Depredação

Várias praças e parques

Ameaças

5. Definir objetivos e Metas

6. Formular e Implementar a estratégia

7. Gerar Feedback e Controlar

DESENVOLVIMENTO

O grupo decidiu seguir o Projeto Ambiental, que consiste em elaborar um programa de arborização. Para a realização deste projeto planejamos realizar palestras de conscientização sobre o tema, panfletos sobre o tema, cartazes com as informações sobre a importância de se conscientizar alunos e a comunidade para a preservação do nosso meio ambiente, distribuição de mudas de arvores na escola.

Informações dos Panfletos:

Benefícios da Arborização

Arborizar uma cidade não significa apenas plantar árvores em ruas, jardins e praças, criar áreas verdes de recreação pública e proteger áreas verdes particulares. Além disso, a arborização deve atingir objetivos de ornamentação, melhoria microclimática e diminuição da poluição, entre outros, como se pode verificar a seguir.

Redução da Temperatura

As árvores e outros vegetais interceptam, refletem, absorvem e transmitem radiação solar, melhorando a temperatura do ar no ambiente urbano. No entanto, a eficiência do processo depende das características da espécie utilizada, tais como a forma da folha, a densidade foliar e o tipo de ramificação. O vento também afeta o conforto humano e seu efeito pode ser positivo ou negativo, dependendo grandemente da presença de vegetação urbana. No verão, a ação do vento, retirando as moléculas de água transpiradas por homens e árvores, aumenta a evaporação. No inverno, significa um aumento do resfriamento do ar.

Redução da Poluição Urbana

As árvores no ambiente urbano têm considerável potencial de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com