TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA INTERNA PRINCIPAIS ASPECTOS

Por:   •  23/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 5

Ana Lúcia da Silva RA 4473913848/ Claudine Rocha RA 1299898466

Hilton Corrêa         RA 3714667841/ Suzane Regina Alves RA 4211769030

AUDITORIA INTERNA

PRINCIPAIS ASPECTOS

A auditoria interna tem como função principal avaliar o processo de gestão, no que se refere aos seus diversos aspectos, tais como a governança corporativa, gestão de riscos e procedimentos de aderência às normas regulatórias, apontando eventuais desvios e vulnerabilidade às quais a organização está sujeita.

RELAÇÃO ENTRE CLIENTE E EMPRESA DE AUDITORIA

A relação entre cliente e empresa existe porque os proprietários da empresa (os principais) não estão envolvidos no dia a dia de sua administração: os acionistas contratam um agente (a administração), com maior conhecimento sobre as operações diárias da empresa, para dirigi-la e tomar as decisões referentes sua administração. Para isso, os acionistas gostariam que os administradores divulgassem corretamente o que sabem. O que faz contratar um auditor para aumentar a confiabilidade de que as demonstrações financeiras estejam corretas.

ÉTICA DO AUDITOR INTERNO

O auditor deve manter sigilo absoluto com relação às informações obtidas durante o seu trabalho, e presta-las somente a quem compete.

Deve ter respeito a hierarquia da empresa, ser educado, pedir os documentos que necessita e não usar de sua posição para exigir colaboração de seus colegas.

Ele deve apenas mostrar os caminhos ao responsável pelas tomadas de decisões e não decidir por ele.

PAPEL DO AUDITOR

É de responsabilidade do auditor interno ter imparcialidade e zelo quanto a realização e conclusão de seu trabalho, respeitando o sigilo as informações obtidas não divulgando para terceiros sobre nenhuma circunstância, reportar apenas fatos que podem ser comprovados por documentos, atualizar-se as Normas Brasileiras de Contabilidade em especial auditoria interna

PROCESSOS E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA

A auditoria Interna para Crepaldi (2007, p. 25) “Constitui o conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficiência dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade”.

Após os exames, investigações, incluído testes de observância e testes substantivo concluindo os procedimentos da auditoria interna,  levantando  devidos fundamentos o profissional poderá então chegar a uma conclusão definitiva sobre a situação da empresa.

PAPÉIS DE TRABALHO

Os papéis de trabalho organizam documentos e registros dos fatos, auxiliam na realização dos exames, dados e provas obtidas no curso da auditoria, dão suporte à sua opinião, cesuras, sugestões e recomendações, constituir um registro que possibilite consultas posteriores.

Os papéis de trabalho estabelecem a prova de validade dos exames efetuados e devem possuir os seguintes atributos: abrangência, objetividade, clareza e limpeza.

OBRIGAÇÕES E REGISTROS DO AUDITOR

A norma brasileira de contabilidade que define a auditoria interna é a NBC T 12, defina segundo o instituto dos auditores internos de new York como ” atividade de avaliação independente dentro da organização, para a revisão da contabilidade, finanças e outras operações.

Vejamos algumas das responsabilidades do audito interno:

•        Observar os regulamentos internos da empresa

•        Reportar sugestões sobre melhoria de sistemas ou controle de trabalho.

•        Somente reportar fatos que possam ser comprovados.

•        Ser discreto não se utilizando de fatos apurados para proveito próprio.

O objetivo da Auditoria Interna é beneficiar a empresa com um melhor controle de seu patrimônio, procurando reduzir a ineficiência, negligência, incapacidade etc. Com essa ferramenta de controle administrativo a empresa se beneficiara dos diagnósticos, quanto à obediência as normas e procedimentos internos, possíveis áreas de risco, possibilitando a administração tomar as decisões necessárias.

O auditor interno é empregado da empresa auditada e não existe formação exigida desde que o mesmo atenda as reais necessidades da empresa.


ANEXO

QUESTIONÁRIO AUDITORIA EXTERNA

01 – Como pode ser definida a Auditoria Externa Contábil?

Exame das demonstrações contábeis, por um profissional habilitado, com a finalidade de emitir um parecer técnico sobre sua veracidade e adequabilidade as normas contábeis.

02 – Qual a norma brasileira de contabilidade, que tem como conceito e objetivos a Auditoria Externa?

NBC T 11 – NORMAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

03 – Qual a definição de auditoria externa?

Trabalhar de forma independente, sem vínculo empregatício, e sua atenção está voltada para a confiabilidade dos registros contábeis.

04 – Por quem é exercida a atividade de auditoria externa?

Auditoria externa é exercida através da contratação de um profissional independente.

05 – A quem a auditoria externa tende a atender?

O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com