TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA 6 artigo

Por:   •  1/5/2015  •  Artigo  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  3.226 Visualizações

Página 1 de 7

AVA 06 Patologia

sexta, 24 abril 2015, 16:58

Completado em

sexta, 24 abril 2015, 17:23

Tempo empregado

24 minutos 25 segundos

Question1

As maiores perturbações circulatórias envolvem a hemodinâmica e o fluxo sanguíneo do organismo. Assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

[pic 1]

  1. O funcionamento das células e dos tecidos depende

da circulação sanguínea adequada, levando o oxigênio para dentro das

células e tecidos.

[pic 2]

  1. As alterações circulatórias estão relacionadas a distúrbios que acometem

 a irrigação sanguínea e o equilíbrio hídrico.

[pic 3]

  1. Quando há rompimento da homeostase celular sanguínea, surgem

 alterações que comumente podem ser agrupadas dentro dos

 distúrbios circulatórios.

[pic 4]

d. Todas as alternativas estão corretas. [pic 5]

[pic 6]

  1. O funcionamento do sistema sanguíneo depende da homeostasia

 (equilíbrio) dos fluidos biológicos.

Resposta correta: Todas as alternativas estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: As alterações circulatórias que envolvem a hemodinâmica e o fluxo sanguíneo do organismo estão relacionadas a distúrbios que acometem a irrigação sanguínea e o equilíbrio hídrico.
Todo o funcionamento das células e dos tecidos depende não só da circulação sanguínea adequada, levando o oxigênio para dentro das células e tecidos, como também da homeostasia (equilíbrio) dos fluidos biológicos. Diferentes patologias podem surgir e perturbar o equilíbrio da circulação, aparecendo condições sérias que agravam a saúde do paciente, podendo levar à morte.
Os compartimentos celulares se encontram em homeostase. Quando há rompimento desse equilíbrio, surgem alterações que comumente podem ser agrupadas dentro dos distúrbios circulatórios. Compreendem alterações hídricas intersticiais (edema) alterações no volume sanguíneo (hiperemia, hemorragia e choque) e alterações por obstrução intravascular (embolia, trombose, isquemia e infarto).

Question2

Uma das condições clínicas mais comuns que acometem pacientes é o edema, que é o aumento da quantidade de líquido intersticial dos tecidos e cavidades orgânicas. Assim, podemos afirmar que:

I - Macroscopicamente, o edema aparece como um aumento de volume dos tecidos, que cedem facilmente à pressão localizada, dando origem à depressão, que aos poucos desaparece.
II - Microscopicamente, o edema aparece como o alargamento dos espaços entre os constituintes celulares, acumulando líquido e inchaço local. O líquido de edema, quando rico em proteínas, cora-se em cor-de-rosa pela coloração hematoxilina-eosina em lâminas de histologia.
III - As formas do edema somente podem ser generalizadas onde há o acúmulo de líquido em várias cavidades do corpo, como na cavidade pleural (pulmão), na cavidade pericárdica (coração) e peritoneal (intestino).
IV - Os edemas inflamatórios são ricos em proteínas e estão relacionados ao aumento da permeabilidade endotelial.
V - Na retenção de sódio envolvida com o edema, instala-se a expansão do volume líquido intravascular e, consequentemente, o edema.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

Escolher uma resposta.

[pic 7]

a. I, II, III e V.

[pic 8]

b. I, III, IV e V.

[pic 9]

c. I, II, III e IV.

[pic 10]

d. II, III, IV e V.

[pic 11]

e. I, II, IV e V. [pic 12]

Resposta correta: I, II, IV e V.

Comentário sobre a resposta correta: O edema, visto macroscopicamente, mostra um aumento de volume dos tecidos, que cedem facilmente à pressão localizada, dando origem à depressão, que aos poucos desaparece. Já, microscopicamente, o edema aparece como o alargamento dos espaços entre os constituintes celulares, acumulando líquido e inchaço local. O líquido de edema, quando rico em proteínas, cora-se em cor-de-rosa pela coloração hematoxilina-eosina em lâminas de histologia.
Quando o edema é generalizado, há o acúmulo de líquido em várias cavidades do corpo, como na cavidade pleural (pulmão), na cavidade pericárdica (coração) e peritoneal (intestino). Os edemas inflamatórios são ricos em proteínas e estão relacionados ao aumento da permeabilidade endotelial. É produzido pela evasão de proteínas plasmáticas (principalmente albumina) e leucócitos.

Question3

Sobre o acúmulo de líquidos nos tecidos, podemos afirmar que:

I - O edema pode ocorrer por congestão ou hiperemia.
II - A congestão e a hiperemia estão relacionadas à quantidade de sangue dentro do sistema vascular.
III - A hiperemia é a repleção (parada de sangue no local) sanguínea do leito capilar decorrente da vasodilatação arterial ou arteriolar.
IV - A regulação do fluxo sanguíneo na hiperemia, para atender à variação de atividade metabólica, não envolve mecanismos do sistema nervoso (central e periférico).
V - A diferença entre congestão e hiperemia é que a congestão é um processo passivo, enquanto a hiperemia é um processo ativo.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

Escolher uma resposta.

[pic 13]

a. I, II, IV e V.

[pic 14]

b. I, II, III e IV.

[pic 15]

c. I, III, IV e V.

[pic 16]

d. I, II, III e V. [pic 17]

[pic 18]

e. II, III, IV e V.

Resposta correta: I, II, III e V

Comentário sobre a resposta correta: O edema pode ocorrer por congestão ou hiperemia, que é o aumento do volume de sangue em uma região por intensificação do aporte sanguíneo ou diminuição do escoamento venoso. A hiperemia é resultado de uma excessiva quantidade de sangue no local, inundando essa região. A intensificação do aporte sanguíneo, citado no conceito, caracteriza a hiperemia do tipo arterial ou ativo. O grande volume de sangue presente neste caso provoca eritema, pulsação local e calor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (435.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com