TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA ECONOMIA

Por:   •  30/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

AVA ECONOMIA

O que é ponto de equilíbrio e qual a sua importância?

R: Em economia, principalmente em contabilidade de custos, o ponto de equilíbrio financeiro é o momento quando despesas e receitas se igualam. Verifica-se o equilíbrio financeiro de uma organização, quando seus custos e despesas comparam-se com sua receita. Isto é, o ponto de equilíbrio financeiro, que pode ser verificado financeiramente e/ou em quantidade de vendas ou prestação de serviços, é o ponto inicial de seu superavit. É exatamente ao alcançar o ponto de equilíbrio que a organização começa a gerar resultados positivos em sua operação fim. O ponto de equilíbrio pode ser verificado a partir da projeção/ orçamento das premissas financeiras, isto é, receita bruta, preço médio de venda, custo variável unitário e custos fixos.

O ponto de equilíbrio é uma das informações mais importantes de toda a empresa, e seu valor deve ser cuidadosamente calculado no máximo a cada três meses. Sendo assim, é de suma importância, dentro de uma entidade ou empresa, a separação das despesas fixas e variáveis.

Qual a diferença entre lucro e faturamento?

R:. O faturamento seguido pelo pagamento corresponde à receita, que, todavia, não equivale ao lucro, porque este é o resultado das receitas menos os custos da atividade empresarial (despesas operacionais, tributos, etc). Recurso especial conhecido e provido em parte.

Como deve ser efetuada a formação do preço de venda?

R: Devem ser analisados todos os custos de produção, o custo com funcionários, agua, luz, aluguel, impostos e transporte.

Deve-se também considerar o preço que a concorrência vende este mesmo produto e qual o lucro planeja obter nesse produto.

Explique o que são custos fixos e custos variáveis e cite 2 exemplos de cada um.

R: Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.

Exemplos:
Limpeza e Conservação
Aluguéis de Equipamentos e Instalações
Salários da Administração
Segurança e Vigilância

Custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.

Exemplos:
Matérias-Primas
Comissões de Vendas
Insumos produtivos (Água, Energia)

Qual a diferença entre capitalismo e socialismo?

R: O capitalismo tem como principal intuito acumular capital a partir do lucro.
Já o socialismo tem base voltada para a socialização dos meios de produção, isto é, o bem comum presente na vida de todos e extinção da sociedade dividida em classes.

O que é concorrência perfeita?

R: concorrência perfeita descreve mercados em que nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço de um produto homogêneo. Dado que as condições para a concorrência perfeita serem restritas, existem muito poucos mercados assim. A competição perfeita pode servir como ponto de referência para avaliar mercados de concorrência imperfeita no mundo real.

Qual a relação entre oferta demanda e inflação, cite um exemplo.

R: inflação de custo (causada pelo aumento de um insumo, por exemplo) deve ser combatida seguindo a cartilha heterodoxa, ou seja, política econômica. Por exemplo, reduzir imposto de importação de determinado insumo, subsidiar sua produção internamente etc.

Inflação de demanda (causada pelo aumento descontrolado da demanda agregada) deve ser combatida seguindo a cartilha ortodoxa, ou seja, política monetária, que é redução de taxa de juros e redução da oferta de moeda.

Uma está associada à oferta de produtos para o mercado, ao passo que a outra se relaciona à procura que o mercado realiza em relação aos produtos. 

Qual a influencia da politica monetária sobre a inflação?

R: a politica monetária age reduzindo a oferta de moeda e reduzindo a taxa de juros para controlar a inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com