TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrativo de Defesa Econômica

Tese: Administrativo de Defesa Econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Tese  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 8

1

Segundo os monetaristas a causa básica da inflação é a emissão de moeda em ritmo superior as necessidades da economia, em relação a reversão do processo inflacionário com uma maior contenção na emissão de moeda, duas medidas podem contribuir nesse sentido:

Valor da Questão: 0.3888889

Aumento da taxa de redesconto pelo Bacen seguida de diminuição do depósito compulsório também pelo Bacen.

Aumento da taxa de reserva seguida de diminuição das reservas voluntárias por parte dos bancos comerciais.

Aumento do depósito compulsório pelo Bacen seguido de aumento da taxa de redesconto também pelo Bacen.

Diminuição das reservas voluntárias dos bancos comerciais e aumento da taxa de reserva pelo Bacen

Aumento do depósito compulsório pelo Bacen seguido de diminuição da taxa de redesconto também pelo Bacen.

2

"Cade e PF apreendem documentos de 13 empresas acusadas de fraudar concorrência em SP e Brasília, companhias são suspeitas de formar cartel. O conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Polícia Federal realizaram, ontem, uma megaoperação de busca e apreensão de documentos na sede de 13 empresas suspeitas de organizar cartéis, fraudando concorrências públicas para a construção e para a manutenção de linhas de metrô na capital paulista e em Brasília, a suspeita é que uma das empresas fazia determinado serviço, como, por exemplo, a extensão de um trecho de metrô, enquanto a outra fazia o seguinte, como a instalação das redes elétricas, e todas saíam com algum lucro ao final da concorrência pública, que, seria, dessa forma, fraudada".

Valor Econômico, sexta-feira e fim de semana, 5, 6 e 7 de julho de 2013.

De acordo com o enunciado acima aponte a alternativa CORRETA em relação a essa suspeita de cartel:

Valor da Questão: 0.3888889

Nesse tipo de formação de mercado há concorrência preço e produto, mesmo havendo conluios ou conchavos.

Para evitar que se formem mercados muito concentrados e até mesmo monopólios naturais, os governos buscam medidas para a organização de um sistema de defesa da concorrência, dividindo cotas de participação de mercado entre as empresas e a fixação de preços para potencializar a maximização do lucro das empresas.

No oligopólio podemos encontrar duas formas de atuação das empresas: as empresas concorrem entre si, ou as empresas formam conluios ou conchavos para fixar cotas de participação de mercado, determinando uma política de favorecimento para todas as empresas participantes.

O cartel não pode ser entendido como uma forma nociva de atuação no mercado por parte de um grupo de empresas, uma vez que os consumidores e o poder público não são lesados social e economicamente pela afronta aos princípios da livre concorrência, com isso, não há favorecimento corporativo ilícito, já que o poder econômico das empresas também é apropriado pelo conjunto da sociedade.

Se for comprovado que as empresas infringiram os princípios constitucionais de liberdade de iniciativa, livre concorrência e abuso do poder econômico, o cartel investigado trará ônus à sociedade e ao orçamento público, alavancando custos e minimizando repasses sociais.

3

A tabela ao lado mostra alguns países com IDH (índice de Desenvolvimento Humano) elevado, dentre eles o Brasil, assinale a melhor alternativa para que o país melhore sua posição no ranking:

Valor da Questão: 0.3888889

Como é impossível um país crescer sem se desenvolver, o crescimento do bem estar econômico medido pelo PIB é suficiente para melhorar os três pilares do desenvolvimento humano, renda, educação e saúde.

Três pilares fundamentais devem ser estimulados para a geração de bem estar e qualidade de vida na sociedade, permitindo um vigoroso progresso a longo prazo e um olhar direcionado para as pessoas, suas oportunidades e capacidades, são eles; renda, educação e saúde.

Como o PIB e o IDH são fiéis indicadores de desenvolvimento, é suficiente ao país estimular a ampliação da capacidade produtiva para gerar bem estar social e melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano.

Não precisa haver uma mudança de perspectiva para o desenvolvimento humano, ou seja, transferir o foco do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano, já que o próprio crescimento econômico garante a apropriação de riqueza pelo conjunto da população, e o nosso país sempre foi um exemplo de como crescer distribuindo renda.

Deve prevalecer somente a perspectiva do crescimento econômico para o país melhorar seu IDH, pois o bem estar da sociedade depende exclusivamente dos seus recursos e da renda que ela pode gerar através do PIB.

4

Com base nos conhecimentos adquiridos na aula 5 sobre as imperfeições de mercado conhecidas por Monopólio e Oligopólio Concentrado, respectivamente, é correto afirmar que:

Valor da Questão: 0.3888889

É uma estrutura de mercado eficiente, pois atende na totalidade a demanda do mercado / Baixos montantes exigidos para entrar no mercado.

O mercado é atomizado / Os produtos são homogêneos.

É uma estrutura de mercado em que a entrada e saída de novas firmas são permitidas facilmente e de forma transparente / Elevadas barreiras a entrada.

Em monopólio não existe desvios de eficiência, pois não há descompassos entre preços e quantidades / Esforço competitivo em P&D e inovação.

Gera uma ineficiência do ponto de vista social, pois a quantidade produzida e vendida é inferior ao nível socialmente eficiente / Existência ou não de diferenciação de produto.

5

São todos objetivos da política econômica:

Valor da Questão: 0.3888889

Crescimento da produção e do emprego, controle da inflação e maximização do lucro das empresas.

Equilíbrio das contas externas, crescimento da produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com