TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritimo vetores

Seminário: Algoritimo vetores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Seminário  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Vetores

Números inteiros em diversos intervalos.

Números fracionários com várias alternativas de precisão e magnitude.

Letras, dígitos, símbolos e outros caracteres.

Todas estas opções estão definidas previamente na própria linguagem C e, portanto, são chamadas de tipos de dados da linguagem C.

Agora, conheceremos os mecanismos para definir novos tipos de dados, conforme a

necessidade do seu programa. Assim, eles são chamados de tipos de dados do

programador.

Vetores

Um vetor é uma seqüência de vários valores do mesmo tipo, armazenados seqüencialmente na memória, e fazendo uso de um mesmo nome de variável para acessar esses valores. Um vetor também pode ser entendido logicamente como uma lista de elementos de um mesmo tipo.

Cada elemento desta seqüência pode ser acessado individualmente através de um índice dado por um número inteiro. Os elementos são indexados de 0 até n-1, onde n é a quantidade de elementos do vetor. O valor de n também é chamado de dimensão ou tamanho do vetor. O vetor tem tamanho fixo durante a execução do programa, definido na declaração. Durante a execução não é possível aumentar ou diminuir o tamanho do vetor.

Note que a numeração começa em zero, e não em um. Essa é uma fonte comum de erros.

A Figura 1 ilustra um vetor com 10 elementos, denominados v0, v1, … v9, todos eles de tipo int.

É importante saber que os elementos do vetor são armazenados sequencialmente na memória do computador. Assim, na figura, se cada valor de tipo int ocupar 4 bytes de memória, teremos 40 bytes consecutivos reservados na memória do computador para armazenar todos os valores do vetor. No entanto, por ora, não faremos uso explícito dessa informação, uma vez que o compilador se encarregará de endereçar cada elemento do vetor automaticamente, conforme as necessiades do programador.

Definição em Linguagem C

As matrizes em geral são caracterizadas por se tratarem de uma única variável de um determinado tamanho que guarda varias informações do mesmo tipo. Essas informações são gravadas na memória seqüencialmente e são referenciadas através de índices. As matrizes podem ser tanto unidimensionais (vetores) como multidimensionais.

Matrizes unidimensionais

São matrizes de uma única dimensão. Essas matrizes também são chamadas de vetores. A declaração de vetores em C deve obedecer a seguinte sintaxe:

Tipo nome_vetor[tamanho];

O tipo deve ser especificado conforme a tabela 2 do primeiro artigo. E o tamanho representa a quantidade de elementos que esta matriz irá conter. É importante dizer que na linguagem c as matrizes começam pelo índice 0 que guarda o primeiro elemento da matriz. Para entender melhor, considere que seja necessário declarar um vetor do tipo inteiro que contenha 10 elementos. Isto é feito da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com