TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das atividades da empresa Farmácia Quintessência

Artigo: Análise das atividades da empresa Farmácia Quintessência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Artigo  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar a situação descrita no Estudo de Caso da Quintessência, utilizando como base os conceitos abordados nas disciplinas ministradas no VI Semestre, visando integrar os conteúdos na construção de uma produção textual.

Este trabalho abordará as ações de Gestão de Pessoas no que diz respeito ao Planejamento Estratégico da organização, avaliará o plano e Gestão de Pessoas que está sendo elaborado pela empresa estudada, seu processo de Gestão por competências na empresa e relacionará as atribuições/funções dos colaboradores com o desenvolvimento de competências.

Também verificará a descrição das competências apresentadas, descrevendo o melhor método para recrutar e selecionar pessoas para o cargo de gerente da Quintessência.

Apresentará ações essenciais junto ao público interno para que uma empresa seja de fato responsável socialmente e a relação com o meio ambiente e atividade junto à comunidade. Analisará ainda a importância dessas ações para o sucesso da Organização.

2 DESENVOLVIMENTO

Os aspectos formais de uma Organização são representados pelo organograma empresarial. Na estrutura formal podemos destacar visão, missão e valores, estes estão relacionados intimamente ao planejamento estratégico da Organização. Desta forma pode-se concluir que, os aspectos formais são condicionantes básicos para obter uma eficácia no planejamento e este deve gerar ações que contribuam para que alcance suas metas e objetivos finais em todos os aspectos organizacionais.

Atualmente o cenário exige que todos os departamentos trabalhem em conjunto, exigindo integração total para atendimento aos clientes ou no processamento de serviços internos.

A Farmácia Quintessência além da preocupação com o bem estar do cliente, busca também o bem estar social, investindo em programas que visam trazer benefícios à sociedade na qual está inserida.

A empresa estudada possui um planejamento estratégico em amadurecimento e percebe cada vez mais a necessidade de formar e disseminar um pensamento corporativa fundamentada na gestão do conhecimento.

Além de comercializar produtos homeopáticos e alopáticos, a Quintessência tem também linha de florais, fitoterápicos, cosméticos e produtos naturais para atender as necessidades de seus clientes. Procura também valorizar o tempo de seus clientes, realizando a entrega das compras em domicílio em mais de 70 bairros da cidade e entregam em todo o Brasil, via SEDEX. O cliente pode contar com as facilidades oferecidas no site, solicitar orçamentos, tirar dúvidas, conhecer produtos e o processo de manipulação.

Para maior comodidade de seus clientes, a empresa dispõe de cinco filiais no município do Rio de Janeiro, com plantão de portas abertas aos domingos e feriados (filial Flamengo) e assistência farmacêutica especializada. Para os médicos e profissionais da área da saúde, possui um espaço reservado, com acesso a catálogos, artigos técnicos, calendário de eventos e links úteis, entre outros assuntos de interesse.

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES

A MISSÃO da Farmácia Quintessência é promover a melhoria da qualidade de vida e o bem estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável.

A Organização possui a VISÃO de que será líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços.

Possui como VALORES a atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade. Acredita-se que nenhuma relação, seja com clientes internos ou com clientes externos, pode ser duradoura se não houver ética, respeito e dignidade. Busca-se excelência na gestão, utilizando as melhores práticas para gerir a empresa. Possui direcionamento para o cliente, onde o objetivo é atende-lo e atende-lo cada vez melhor.

Possui ainda, alto rigor nos processos, buscando ter os melhores processos sob a ótica de custos para a empresa, sem deixar de lado os benefícios para o cliente, há também um grande foco nos resultados, através do monitoramento do equilíbrio entre causas e efeitos, entre esforços e resultados e entre ações e objetivos alcançados. E por fim, mas não menos importante a valorização das pessoas, que é alcançado através de investimento em treinamentos e na troca de ideias, experiências e valores como caminho para o crescimento profissional e pessoal da equipe.

2.2 GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

A “Quintessência” não possuía um plano estratégico para gestão de pessoas, porém constatou a necessidade de implementar seu plano de gestão o que melhoraria seus resultados visando um maior acompanhamento de seus colaboradores.

Ao desenvolver esse plano de gestão de pessoas a Organização traçou algumas metas que podem ser categorizadas em questões de Marketing e de Gestão de Pessoas. O processo de implantação de gestão por competências levou a empresa a receber o prêmio Gestão com Pessoas Luis Carlos Campos na categoria Pequena e Micro-Empresa em 2008 – concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Comparando o plano de Gestão de pessoas criado pela empresa com as ferramentas disponíveis podemos chegar as seguintes conclusões:

- No processo de provisão de novos colaboradores, existe um cuidado em informar este sobre os procedimentos técnicos e organizacionais da empresa, por meio de treinamentos;

- No processo de aplicação, onde se define as tarefas que cada indivíduo irá realizar, é possível diagnosticar que as pessoas estão treinadas e as funções padronizadas, todos sabem como executar as tarefas;

- No processo de desenvolvimento de pessoas, que capacita e incrementa o desenvolvimento profissional e humano, observamos que este deve ser analisado com atenção, pois existem ferramentas para o desenvolvimento e capacitação, porém seus resultados não são mensuráveis por não haver um controle de efetividade destas ações, o que pode resultar em desníveis de atendimento;

- No processo de manutenção de pessoas, que trata de como manter as pessoas trabalhando na organização com condições ambientais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com