TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das atividades do banco Itaú

Artigo: Análise das atividades do banco Itaú. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Artigo  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

CAPÍTULO I – BANCO ITAÚ 6

1.1HISTÓRICO DA EMPRESA 6

1.2 O BANCO ITAÚ E A SOCIEDADE 6

1.3 SERVIÇOS 7

1.4 ATUAÇÃO COMERCIAL 7

CAPÍTULO II – FONTES DE FINANCIAMENTO 8

2.1. FONTES DE FINANCIAMENTO 8

CAPÍTULO III – CRÉDITO E COBRANÇA 11

3.1 CRÉDITO E COBRANÇA 11

3.2 TIPOS DE RISCO 12

3.2.1 Risco de Mercado 12

3.2.2 Risco de Liquidez 12

3.2.3 Risco de Crédito 13

3.2.4 Risco Operacional 14

3.2.5 Risco de Conjuntura 14

3.2.6 Risco de Imagem 15

3.3 GOVERNANÇA CORPORATIVA DOS RISCOS 15

4.1 GERÊNCIA DE FUNDOS DE RENDA FIXA 17

4.2 GERÊNCIA DE FUNDOS DE AÇÕES 17

4.3 GERÊNCIA DE FUNDOS MULTIMERCADOS E OFFSHORE 17

4.4 GERÊNCIA DE PESQUISA 17

4.5 GERÊNCIA OPERACIONAL 18

4.6 GERÊNCIA DE DISTRIBUIÇÃO E PRODUTOS 18

CONSIDERAÇÕES FINAIS 19

REFERÊNCIAS BILIOGRÁFICAS 20

INTRODUÇÃO

Os sistemas de informação são o grande desafio da contemporaneidade. Há uma percepção que empresas de diversos seguimentos compõem em pontos em comum um grande Sistema de Informação. Os bancos são exemplos desta situação. Espera-se que seus administradores consigam utilizar seu papel na sociedade para manter-se competitivo no mercado de trabalho.

O Banco do Itaú faz parte do sistema financeiro nacional o qual pode-se definir como um conjunto de instituições financeiras que visam intermediar, captar e administrar os recursos financeiros da economia seguindo uma estrutura organizada e coordenada entre si. (MARQUES, 2003).

Segundo o Glossário – Vade Mecum de Paulo Cesar Fulgencio, o sistema financeiro nacional (SFN) é o Conjunto de instituições financeiras, públicas e privadas, voltadas para a política monetária do Governo, sob a orientação do Conselho Monetário Nacional, e à intermediação de recursos financeiros entre os agentes poupadores e o setor produtivo com o objetivo de financiar a produção dos bens e serviços necessários a satisfazer as necessidades da população. (FULGENCIO, 2007, p. 608).

No sistema operativo há, entre outras instituições, as instituições financeiras bancárias ou monetárias, como é o caso do Banco Itaú. São instituições financeiras bancárias são autorizadas a captar recursos junto ao público sob a forma de depósitos à vista. São eles: bancos comerciais, caixas econômicas, cooperativas de crédito, bancos cooperativos, bancos múltiplos com carteira comercial. (PORTAL DO BANCO CENTRAL, 2012).

A evolução da sociedade se deu a partir da disponibilidade das informações à população e o uso que se faz dela. O acesso às transações bancárias ou à reuniões executivas podem ser realizadas a partir de dispositivos móveis, facilitando o manuseio e flexibilizando o contato com aqueles que prestam o serviço. Os bancos têm buscado se adaptar a esta nova realidade. Gerir seus negócios é mais que estratégico, é ícone de sobrevivência.

A partir do acesso mais intenso e imediato à informação, indivíduos e movimentos organizados adotaram novos comportamentos e conquistaram maior participação na sociedade.

Nesse processo, as organizações foram se adaptando e adotando modelos de gestão de acordo com as características e necessidades de cada contexto. Consequentemente, a forma de seus membros se comunicarem entre si e com o meio ambiente onde estão inseridos também mudou e a informação e o conhecimento tornaram-se recursos geradores de riqueza, elevando a comunicação à posição estratégica.

O Banco Itaú é uma empresa voltada para política de resultados, atuando no mercado financeiro brasileiro. A instituição aposta em descentralização e fusões com outras empresas para garantir as práticas do bem viver empresarial.

De acordo com o mercado contemporâneo exige-se uma comunicação de resultados que possa contribuir para geração de valores econômicos para organização. Com base nesse raciocínio foram feitas pesquisas bibliográficas na internet em busca de informações sobre aspectos contábeis, financeiros, fontes de financiamento, crédito e cobrança e matemática financeira no Banco Itaú.

CAPÍTULO I – BANCO ITAÚ

1.1HISTÓRICO DA EMPRESA

O Banco Itaú foi fundado em 1943, na cidade de São Paulo, como Banco Central de Crédito. Em 1945 o banco possuía apenas 12 funcionários. Em 1961 é construído o famoso prédio do Itaú na Avenida Paulista, do arquiteto Rino Levi. Em 1967 o Itaú ganha a primeira agência em Salvador, na Bahia. Apenas em 1973 que o banco passou a ser chamado de Itaú, que significa pedra escura em tupi.

A primeira agência Itaú fora do país é fundada em 1980 em Nova York. Em 2000 é inaugurada a Fundação Itaú Social, que atua no desenvolvimento de políticas públicas na área da educação. O banco entra para a Bolsa de Nova York dois anos depois e chega ao Japão em 2003, no mesmo ano o Itaú une forças ao Unibanco. O banco conta hoje com 105 mil colaboradores no mundo. São mais de 4 mil agências em funcionamento no Brasil e 900 postos de atendimento bancário, com mais de 28 mil caixas eletrônicos.

1.2 O BANCO ITAÚ E A SOCIEDADE

O Itaú Unibanco participa ativamente do desenvolvimento social desde os anos 80, com a Fundação Itaú Social, o Instituto Unibanco e o Itaú Cultural. O banco atua também oferecendo patrocínios. Blocos tradicionais do carnaval de Salvador, o Festival de Teatro de Curitiba e a Festa Literária de Paraty foram algumas das beneficiadas. O investimento chegou em R$ 197, 5 milhões.

Outro projeto do Itaú Unibanco é o Uso Consciente do Dinheiro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com