TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das melhores práticas das empresas para o trabalho

Projeto de pesquisa: Análise das melhores práticas das empresas para o trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO:

O presente ensaio resulta de uma análise de práticas das melhores empresas para se trabalhar. Por quais motivos estas empresas são diferentes, porque as pessoas que nelas atuam e fazem parte sentem orgulho de pertencer a estas organizações?

Busco compreender se existem nestas empresas novas maneiras de se relacionar, novas metodologias. Pretendo listar quais seriam as práticas que estão presentes em algumas destas empresas e as que estejam mais alinhadas a novas sociabilidades, novos modos de se relacionar.

PALAVRAS-CHAVE: Práticas; Significados; Pessoas; Lideranças.

SUMMARY:

The present test results from an analysis of practices of the best companies to work for. For what reasons these companies are different, because the people who work in them and part feel proud to belong to these organizations?

I sought to understand whether these companies are new ways of relating, new methodologies. I want to list what are the practices that are present in some of these companies and those that are more aligned to new sociability, new ways of relating.

KEYWORDS: Practices, Meanings, People, Leadership.

∗ Mestranda em educação do programa de Mestrado em Educação do centro Universitário La Salle - Unilasalle

A Revista melhor - gestão de pessoas, ano 20, cujo foco das reportagens são relacionadas a boas práticas, listou 14 empresas que são exemplos neste sentido e onde observa-se que o investimento em pessoas é o principal papel.

Aqui não cabe salientar os nomes destas empresas, mas sim, mostrar que práticas são estas.

As respectivas empresas mostram ser possível fazer um trabalho de excelência preservando a qualidade de vida de seus colaboradores, visando também o lucro, sendo este o objetivo maior das organizações.

O investimento nas pessoas que atuam nas organizações , deveria ser algo natural, deveria fluir normalmente, mas na grande maioria não funciona desta maneira, não sendo este o foco deste ensaio.

Mostrando algumas destas práticas, pretendo observar que não é difícil dar melhores condições de trabalho e principalmente propiciar no sentido de que os funcionários sejam mais participativos. É preciso muita força de vontade por parte das pessoas que atuam nas empresas e principalmente por parte do seu gestor principal, cuja responsabilidade será poporcionar que cada um demonstre o seu melhor desempenho.

Prática: Educação

A empresa que tem como foco principal esta prática, possui curso para todos os níveis desde o operacional até a liderança.

Acreditando que investir em pessoas deve fazer parte da estratégia de negócios da empresa e que os profissionais que nela atuam desejam muito mais do que boa remuneração e qualidade de vida. A empresa em questão tem forte investimento no treinamento e desenvolvimento. Esta empresa instiga que seus funcionários sejam sempre desafiados, por isso diariamente é questionado o que cada um aprendeu naquele dia.

Na área operacional, a empresa demonstra que teve 138 horas de treinamento no ano de 2011, isto significa que de todo o ano, quase o equivalente a 1 mês, o funcionário esteve em treinamento em sala de aula. Além desta prática 1700 bolsas de estudo foram concedidas para cursos de idiomas, especialização e MBA in company em parceria com universidades, sendo estas responsáveis na contribuição de formação de lideranças.

Para as lideranças existem cursos que fortalecem as relações de confiança entre lideres e liderados.

Esta empresa entende que as pessoas fazem a empresa crescer, por isso buscam manter o entusiasmo dos seus colaboradores.

Não seria algo lógico investir mais em educação e treinamento para obter melhores resultados. Infelizmente esta prática ainda não é seguida pela maioria das empresas. Mas percebe-se uma tendência de melhorias neste sentido nos discursos de seus gestores.

Prática: Sentimento de pertencer

Esta empresa prima por seguir sua missão e seus valores. Estes foram criados por toda a equipe.

Com relação a missão, visão e valores, das 14 empresas, duas realizam esta prática. Em ambas, os colaboradores ajudaram na criação da filosofia da empresa e seguem estes princípios.

Conforme mencionado, quando um candidato busca uma empresa pela qual queira pertencer, além de salários e bons benefícios, ele busca sentir orgulho da empresa na qual pertença.

Esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com