TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de mercado

Tese: Análise de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Tese  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 10

Porque através da análise de mercado o empreendedor foca dois elementos-chave: o consumidor e a concorrência. No primeiro caso, procura-se recolher o máximo de elementos junto do consumidor, para melhor adequar a inovação às suas necessidades. No segundo caso, procura-se, através do conhecimento dos pontos fracos e dos pontos fortes dos concorrentes, identificar oportunidades a explorar e oportunidades de melhoria para a própria empresa.

O empreendedor deve utilizar fontes de informações já existentes, tais como: pesquisas já prontas, tabelas, bancos de dados, u as providas por instituições ou empresas que oferecem gratuitamente esses serviços, são as chamadas fontes secundárias e são encontradas em Associações comerciais ou industriais da cidade, Prefeituras municipais, Entidades de classes, SEBRAE, Internet órgãos do Governo, Universidades, Institutos e pesquisas e até mesmo em jornais, revistas, periódicos, livros ou documentários sobre o assunto.

O pequeno empreendedor pode se valer de pesquisas-piloto realizadas por ele mesmo e seus sócios diretamente com os clientes-alvo, fornecedores, amigos e família.

Cleiton Barbosa - 30 de March, 2012 @ 7:42 pm

A análise de mercado é considerada uma parte importante porque vai te dar diretrizes de como atingir o mercado que você pretende atuar, o segmento, as tendências desse mercado, É importante que o empreendedor tenha o conhecimento do mercado que vai atuar pois isso dá uma vantagem em relação aos que não conhecem evitando alguns erros que possam ser comuns. Tendo essa análise de mercado você tem condições de explorar ao máximo o mercado analisado, criando estratégias vencedoras.

Cleiton Barbosa 44052

Sergio Leão - 30 de March, 2012 @ 8:10 pm

A analise de mercado se torna fundamental pois se conhece o perfil do consumidor alvo disposto a comprar o produto e também informações da concorrência, estas duas informações são essenciais para o sucesso do negócio.

Caso o empreendedor não tiver recursos para faze-la deve utilizar meios alternativos como pesquisas elaboradas pela internet, associações de classe, auxilio do Sebrae ou até realizar entrevistas com os concorrentes

Gustavo Paes Marques - 31 de March, 2012 @ 12:43 am

Através da análise de mercado o empreendedor terá conhecimento do tamanho e potencial do mercado, análise de oportunidades de crescimento, conhecimento dos concorrentes e quais seus pontos fortes e fracos, irá conhecer quem são e quais as espectativas do cliente, poderá planejar estratégias de marketing e vendas, poderá ter uma idéia de taxa e tempo de retorno e etc.

E se o empreendedor não tiver recursos para uma pesquisa elaborada de mercado ele tem a opção de produrar fontes secundárias de informação como Sebrae, associações comerciais e industriais, entidades de classe, universidades, mídia escrita, internet e etc. E para deixar seu PN bem fundamentado o empreendedor é necessário que ele consiga o maior número de informações confiaveis do mercado.

Gustavo Paes Marques

Luiz Fernando N. G. de Laurentis - 31 de March, 2012 @ 2:55 pm

A análise de mercado da a ideia do tamanho e do potencial de crescimento do mercado e da empresa, assim ele pode avaliar as oportunidades e ameaças para o negócio. Ele tem que buscar o máximo de dados em sites especializados no mercado em que esta propondo o negócio

Daniel Carlos Horle - 31 de March, 2012 @ 6:19 pm

A análise de mercado se torna uma dos parâmetros mais importante, pois é com a pesquisa que consegue-se informações no que tange: retorno no empreendimento, fatia do mercado, concorrentes, diferenciais competitivos, etc.

Caso o empreendedor não consiga realizar uma pesquisa de mercado, ele terá que buscar dados secundários e conversas com empreendedores do ramo, e partir destas informações realizar prospeções no mercado.

Ederson Mastiini da Costa - 9 de May, 2012 @ 6:53 pm

A análise de mercado mostra ao empreendedor uma visão completa sobre a realidade atual do ramo escolhido para a abertura do seu negócio. Mesmo que haja um conhecimento da área de atuação pelo empreendedor, é fundamental que ele tenha uma análise documentada e ampla sobre o que será enfrentado pelo empreendedor. Para casos onde não há recursos, existem fontes de informação (SEBRAE, organizações de classe, associações de fabricantes, por exemplo) que exibem dados sobre determinados ramos de atuação que ajudam ao empreendedor a montar uma visão (macro e micro) do mercado atual.

Douglas Di Mase( aluno pece, Sábado) - 16 de March, 2013 @ 7:31 pm

A análise de mercado te dá parâmetros para se tomada de decisões mais acertadas, ou seja, consegue mostrar visão global do mercado que iremos atuar, ou seja, mostra a realidade nua e crua do que as pessoas esperam do seu produto ou serviços que você venha à propor.

Fábio Salomão Fernandes Sá - 20 de March, 2013 @ 10:13 pm

A análise de mercado num PN é importante para nortear a viabilidade de implantação do ponto de vista do potencial de consumidores do produto e da existência de concorrência. A análise desta última poderá ser uma ação intermediária para quem não dispões de recursos para uma pesquisa completa. Saber onde está pisando é dever de todo empreendedor. É este tipo de comportamento que vai diferenciá-lo de um aventureiro despreparado.

Bruno Ranieri Torchio - 21 de March, 2013 @ 10:21 pm

A análise de mercado é considerada importante pois permite conhecer o mercado onde se atua ou pretende atuar, possibilitando assim desenhar uma estratégia comercial que inclua a atuação dos concorrentes atuais (e possível novos) e até mesmo os concorrentes indiretos (aqueles que desviam a atenção de seus clientes para os produtos deles). Se um empreendedor não prover de recursos para realizar uma pesquisa de mercado, como costuma acontecer com empresas de pequeno porte, pode ainda elaborar pesquisas-piloto conduzidas pelo empreendedor e seus sócios em contato direto com o público alvo, fornecedores, amigos e familiares, entre outros.

Fabio Nitta - 22 de March, 2013 @ 10:48 pm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com