TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Mercado de Frango

Por:   •  8/6/2016  •  Dissertação  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  2.953 Visualizações

Página 1 de 2

a) De acordo com a reportagem, a carne bovina e a carne de frango são consideradas bens complementares ou substitutos?

R. Substitutos. Quando o preço da carne bovina aumenta a procura por carne de frango sobe por ser um produto de preço inferior. Isso pode ser provado pelo trecho “Toda vez que a carne bovina é colocada em xeque, cresce o consumo de frango”.

b) Explique, graficamente e em palavras, porque o aumento do consumo de frango pode causar um aumento no preço do milho.

R. Como o milho é um dos insumos da ração utilizada pelos criadores de frango, um aumento do consumo de frango aumentaria a demanda por ração, Isso representaria um deslocamento para a direita da curva de demanda do milho.

c) Explique, graficamente e em palavras, o que ocorreu com os mercados de carne bovina e de frango.

R.Com os casos de vaca-louca nos Estados Unidos houve uma redução na demanda pela carne bovina de origem norte-americana. O preço da carne bovina americana certamente reduziu, mas o impacto disso nas intenções de compra dos consumidores foi menos importante que o temor da doença. Como a carne bovina e carne a de frango são bens substitutos, ocorre um aumento na procura pela carne de frango, representado por um deslocamento para a direita da curva de demanda do frango.

d) Ainda pela reportagem, é possível verificar que o comprometimento das exportações norte-americanas pode beneficiar o Brasil ao permitir que os produtores brasileiros possam conquistar os mercados antes atendidos pela produção americana. No entanto, Martins alerta para que o produtor não seja tomado por grande euforia. Explique a razão que fundamenta essa posição, fazendo uso de gráficos de oferta e demanda.

R. Se a produção aumentar demasiadamente, ocorrerá um deslocamento para a direita da curva de oferta maior do que aquele verificado pela da demanda , e isso levará a queda nos preços do produto e comprometeria os lucros.

e) Com relação à reportagem, é afirmado que o crescimento do consumo mundial de frango foi de 4%, nos últimos 5 anos. Considerando que o crescimento da renda per capita mundial, para o mesmo período, tenha sido de aproximadamente 3%, o que se pode dizer sobre elasticidade-renda da demanda por frango?

R. A demanda por carne de frango é elástica em relação à renda, ou seja, um aumento na renda provocou um aumento proporcional na quantidade demandada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com