TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frango Ganha Espaço no Mercado

Por:   •  15/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Case 1 – Frango ganha espaço no mercado

MBA Gestão Financeira e Controladoria

Aluna: Renata Paz Ramos

Unidade: Shopping Nova América

  1. De acordo com a reportagem, a carne bovina e a carne de frango são consideradas bens complementares ou substitutos?
  • Sim, apartir do momento que haja impacto negativo sobre a carne bovina os consumidores trocam para carne de frango.

  1. Explique, graficamente e em palavras, por que o aumento do consumo de frango pode causar um aumento no preço do milho.
  • Como o milho é um dos alimentos da ração utilizada na alimentação dos frangos, por isso o aumento de consumo de frango conseqüentemente eleva o aumento de demanda da ração, com isso acarreta aumento de preço do milho.
  1. Explique, graficamente e em palavras, o que ocorreu com os mercados de carne bovina e de frango.
  • O principal efeito no mercado de carne bovina é a redução de demanda devido a casos da vaca louca. Assim também ocorre uma redução de oferta por causa de abatimentos de animais infectados.

Então pelo fato de as carnes bovinas e de frango serem substitutas, acarreta um aumento de consumo de carne de frango e seqüencialmente eleva os preços desse produto em relação à bovina.

  1. Ainda pela reportagem, é possível verificar que o comprometimento das exportações norte-americanas pode beneficiar o Brasil ao permitir que os produtores brasileiros possam conquistar os mercados antes atendidos pela produção americana. No entanto, Martins alerta para que o produtor não seja tomado por grande euforia. Explique a razão que fundamenta essa posição, fazendo uso de gráficos de oferta e demanda.
  • Porque se ocorrer uma elevação de oferta em relação a demanda isso provocaria queda nos preços e assim redução de lucro para os produtores e com isso se tornaria um baixo incentivo a entrada de novos produtores por causa de um produto com preço tão baixo.

  1. Com relação à reportagem, é afirmado que o crescimento do consumo mundial de frango foi de 4%, nos últimos 5 anos. Considerando que o crescimento da renda per capita mundial, para o mesmo período, tenha sido de aproximadamente 3%, o que se pode dizer sobre elasticidade-renda da demanda por frango?
  • Se comparar a variação percentual da quantidade de demanda com variação percentual da renda a elasticidade terá um valor positivo, porque se houver aumento de renda haverá proporcionalmente aumento de consumo e aumento de demanda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com