TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análises do Texto “Diferenças Regionais: Um Olhar Para o Nordeste do Brasil, no período 2002-2014”

Por:   •  3/2/2021  •  Relatório de pesquisa  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

1) Onde se concentram as maiores aglomerações industriais do país?

Na região metropolitana de Belo Horizonte indo até Porto Alegre, passando por Uberlândia, Londrina e Maringá, Florianópolis e São José dos Campos, abrangendo várias áreas urbanas relevantes.

2) Faça comentários o Valor da Transformação Industrial (VTI) das Unidades Industriais Locais apresentados no texto.

Falando sobre as 2 regiões mostradas no textos podemos verificar que a produção regional nordestina corresponde a 13,9% da produção nacional e a sudeste produz cerca de 55,0% da produção nacional. O que leva a estes dados são os graus de investimento que cada região recebe e como este investimento é aplicado. De acordo com o texto e com o com o Banco Mundial, para compensar a depreciação do capital fixo per capita, o Brasil deveria investir no mínimo 3% do PIB para manter esse estoque de capital. Já para se aproximar dos seus pares, o país deveria investir adicionalmente algo em torno de 2% a 4% do PIB e por ao menos duas décadas.

3) Qual foi o crescimento econômico da Região Nordeste entre o período de 2002 a 2014?

O crescimento foi de 53,9%, ou 3,7% de média anual entre os anos de 2002 e 2014.

4) Faças comentários, levando em consideração os dados apresentados sobre as unidades industriais locais e trabalhadores ocupados na atividade.

O texto nos apresenta que somente o Sudeste concentra mais da metade das unidades fabris e dos empregados na atividade. Esses dados só revelam ao meu ver a atual conjuntura da sociedade brasileira no sentido da elitização das classes (e essa questão é uma questão histórica que vale uma retórica pela desvalorização para com os trabalhadores desde os tempos do imperador permeado pela escravidão, suposta abolição e etc..) onde a região sul acaba sendo priorizada nos investimentos no sentido dos tipos de povos e raças porque a uma necessidade de se investir onde a probabilidade da rentabilidade ser maior, considerando também onde está a concentração de supostas pessoas com mais aptidão para a liderança (homens, brancos héteros sis e com poder aquisitivo notório) e também a localização desta região que precisa ter vários artefatos que facilitem e possibilitem uma margem maior de lucro tendo a geopolítica daquela região em favor deste desenvolvimento. A contratação de mão de obra também acaba ficando mais fácil tendo em vista que como a concentração das empresas ficam em um só local logicamente faltam empregos nas demais regiões do país e dessa forma a região que mais oferta vagas será beneficiada com a chegada desses trabalhadores de que uma certa forma irão fomentam a economia daquele lugar fazendo com que a roda da economia gire e de aquele lugar um maior desenvolvimento.

5) Por que existe baixa prioridade dada às políticas de desenvolvimento regional na América Latina?

Conforme apresenta o texto a fragilidade das informações é uma indicação da baixa prioridade dada às políticas de desenvolvimento regional na América Latina tendo em vista que é muito difícil obter dados regionais na América Latina, ao contrário da União Europeia, cuja preocupação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com