TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Dirigidas Referentes ao Texto Experiências Pedagógicas Libertárias no Brasil de Neiva Beron Kassic.

Por:   •  5/10/2021  •  Resenha  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

Questões dirigidas referentes ao texto Experiências Pedagógicas Libertárias no Brasil de Neiva Beron Kassic.

Questão 1- Características gerais das experiências pedagógicas libertárias:

De acordo com a leitura da obra de Kassic, podemos enxergar as experiências pedagógicas libertárias como uma resposta à educação classista fornecida pelo Estado que contemplava o completo desinteresse em levar a educação as camadas subalternas da sociedade. Dentro desse quadro, operários, proletários e seus filhos mantinham-se excluídos desses locais de aprendizado que se mantinha reservado a burguesia e os setores mais altos da sociedade classista.

Como resposta a isso, o movimento anarquista, ligado a demais correntes que viam a necessidade do rompimento com essa lógica dogmática religiosa e classista imposta pela Igreja e pelo Estado para a educação, começam a importar moldes de experiências libertárias ocorridas na Europa, como exemplo de França e Espanha, e aplicar algo parecido no território brasileiro. Como o próprio autor cita, “Portanto, ao mesmo tempo que a educação anarquista buscava novos métodos realizava a denúncia a escola enquanto instituição de reprodução dos interesses da Igreja e do Estado.” Pág. 86. Tentando criar assim um sistema educacional próprio para suprir o completo desinteresse do Estado em fornecer uma educação para as bases e corrigir o dogmatismo ideológico imposto pela Igreja na educação.

Questão 2- Modalidades do ensino libertário:

Dentro das modalidades do ensino libertário no Brasil podemos destacar a educação

básica formal para crianças, o centro de estudos sociais e a universidade popular como de demasia importância para tal proposta.

Sobre a educação básica formal para crianças, mais para o final da primeira década do século XX se criam as chamadas Escolas Modernas ou Racionalistas que seriam destinadas para o ensino formal para os filhos dos trabalhadores. Como o próprio autor cita: “A intenção era oferecer à criança uma base ampla de conhecimentos, fundamentada nas ciências como forma de escapar do dogmatismo religioso e voltada para a formação do homem completo, isto é, física, intelectual e moral.” Pág. 86. Mostrando assim a intenção de se levar uma educação mais inclusiva e livre de dogmas para os filhos da classe proletária.

Já o centro de estudos sociais já visava alcançar a faixa etária adulta no referente a uma educação mais inclusiva, levando assim um espaço de aprendizado composto por centros de cultura social, bibliotecas, conferências e uma série de atividades culturais para assim levarem a educação a essa classe que foi renegada e esclarecerem o operariado sobre a necessidade de uma revolução.

Agora na experiência da Universidade Popular, mesmo tendo um período curto de duração, indo de março a outubro de 1904, deve-se comentar sobre a importância de tal iniciativa visto o pensamento excludente do período. Sua intenção, assim como o centro de estudos sociais, era de levar uma educação livre a essa classe adulta proletária a qual foi negada desse direito por toda sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com