TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINTESE DO TEXTO – Educando o olhar da observação Aprendizagem do olhar

Por:   •  23/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  3.963 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO

DIRETRIZES E ORIENTAÇÃO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

SÃO PAULO

2015

JESSICA PEREIRA

5°SEMESTRE C

PEDAGOGIA

NOITE

SINTESE DO TEXTO – Educando o olhar da observação           Aprendizagem do olhar.

Trabalho apresentado á disciplina, Diretrizes e Orientação de Estágio supervisionado nos anos Iniciais do Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Camilo Castelo Branco. Professora: Eliene Wanderlei.

                           

SÃO PAULO

2015

SINTESE DO TEXTO – Educando o olhar da observação

A partir do texto educando o olhar da observação – aprendizagem do olhar, fala da importância de estar ao movimento da aprendizagem e as dificuldades dos alunos dentro de sala de aula, pois não basta propor somente atividades pertinentes e diversificadas, mas sim, observar como estão sendo construídas as hipóteses e aprendizagens pelos alunos a partir do que for proposto, visto que, o foco esta em como o aluno aprende e não como se ensina.
A observação é um exercício muito eficaz para diagnosticar o ponto de partida dos alunos, o que necessitam, como constroem, enfim, a observação situa e orienta para que se possa instiga-lo, transformando. Um olhar direcionado é pautado no planejamento prévio do que se quer diagnosticar, para quê e como avançar, para que se possa avaliar e se auto avaliar coerentemente. Contudo, para mim esta muito clara a pertinência da observação na pratica pedagógica, pois o olhar sensível, flexível e reflexível subsidia uma pratica pedagógica mais harmônica. Ao longo do estágio, percebo alguns  desenvolvimento de cada aluno, pois todos estão se apropriando e construindo a leitura e a escrita de modo muito singular, com ritmos bem diferentes e falar de aprendizagens e dificuldades dos alunos é algo bastante amplo, e este espaço não é o mais adequado para tal, mas enfim, frente as dificuldades  me faz perceber o quanto um professor pode sentir-se impotente, pois muito pouco contribui para a superação destes problemas, visto que precisamos de um trabalho cooperativo com outras esferas . As dificuldades que alguns apresentam durante a alfabetização, como manter-se no mesmo nível por longo tempo, embora seja propiciado inúmeras situações para a superação deste estágio inicial também faz parte da prática docente e no que se refere as medidas tomadas, propor tudo o que está a nosso alcance enquanto professora iniciantes, e nem sempre é suficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com