TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizado baseado em custos

Tese: Aprendizado baseado em custos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Apesar do mercado ser o real formador de preços de venda de produtos e serviços, o empresário tem que saber a verdadeira dimensão dos custos. Esse conhecimento vai possibilitar à empresa trabalhar em uma faixa de preços que lhe permita praticar preços de mercado e ainda cobrir custos e obter lucro.

Um Banco de Dados deve ser construído diariamente com as informações dos clientes e do mercado que se atua. Ele vai conter muito mais que os dados básicos dos consumidores, como endereço residencial, telefone, e-mail, data de nascimento. O Banco de Dados deve ter informações sobre a relação entre cliente e empresa, como por exemplo o tipo de produto ou serviço que foi adquirido, quando o consumidor comprou, o tipo de produto que ele espera comprar e muitos outros dados que vão propiciar o acompanhamento do cliente e a geração de novos negócios.

O gerenciamento do Banco de Dados dará informações preciosas para todas as áreas da empresa, como Produção, Contabilidade e Marketing. Exemplificando, ele dará subsídios sobre qual produto investir com maior força; como andam os lucros da empresa e em quais meios de Comunicação focar a divulgação. Portanto, um Banco de Dados bem aproveitado dá ao empreendedor a capacidade de otimizar os recursos da empresa e aguça a sua inteligência para movimentar e ampliar o negócio.

Formação Baseada em Custos

Existem três metodologias de definição de preço mais utilizadas. A mais tradicional é a Definição de Preços baseada nos Custos, que é a usada pela empresa:

Nessa estratégia, a empresa determina o preço de seus produtos aplicando um percentual sobre seus custos, sejam de produção ou aquisição.

O benefício desse método é a facilidade de gestão e a garantia de certa rentabilidade. Porém, ao olharmos apenas para os custos, estamos ignorando todo o ambiente competitivo externo e a percepção de valor pelos clientes.

Por ser a mais tradicional, esse método também é o mais utilizado. De acordo com uma pesquisa do Banco Mundial realizada em 2005 com onze mil empresas, 54% delas ainda seguiam esse modelo.

Ter preços competitivos é o objetivo de muitas confecções. Mas, antes de tudo, é preciso ter na ponta do lápis qual o seu custo de produção, para poder saber realmente se o preço estipulado está trazendo lucro ou prejuízo

Apesar do mercado ser o real formador de preços de venda de produtos e serviços, o empresário tem que saber a verdadeira dimensão dos custos. Esse conhecimento vai possibilitar à empresa trabalhar em uma faixa de preços que lhe permita praticar preços de mercado e ainda cobrir custos e obter lucro.

De acordo com Ferreira (1999), preço é a “quantidade de dinheiro necessária para

comprar uma unidade de mercadoria ou serviço; expansão monetária de valor”. Kotler e

Armstrong (1998) definem preço em sentido mais amplo: a soma de valores que os

consumidores trocam pelo benefício de possuírem ou de usarem um produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com