TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresente as Principais Características do que Furtado Nominou de "Economia Colonial"

Por:   •  5/11/2016  •  Resenha  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Ouro Preto

UFOP

Discente: Wanessa Neves Costa

Matrícula: 13.2.9759

Docente: André Mourthé

Economia Brasileira I

Trabalho 1: apresente as principais características do que Furtado nominou de "economia colonial" e explique os determinantes desta economia apresentar elevados lucros e juros. Você concorda com a argumentação de Furtado?

A elevação da taxa cambial fez com que o balanço de pagamento sofresse grandes pressões, e fazia com que os salários reais sofressem mudanças. Celso Furtado ressalta que na economia colonial a taxa de lucro era totalmente elevada e argumenta que quando a agricultura passa a se tornar industrial, aumentam consequentemente a renda da economia, concentrando benefícios em reduzidos grupos e socializando as perdas em geral. Havia neste período as classes dirigentes no qual viviam em padrões adequados ao país, essas classes por sua vez, resultavam para o Brasil elevado nível de gastos, com isso torna-se maior a poupança nacional. Com a taxa cambial estabilizada, a baixa produtividade, os baixos salários no ramo da agricultura, resultam novos salários em outras atividades, isto faz com que haja uma contribuição na elevação de lucros. Furtado explica que todos os fatores citados acima contribuíram para retardar a formação do país e, que, os mesmos acarretariam consequências como: elevação nas importações. Para o aumento do balanço de pagamento, o autor cita que há uma “reinvenção”, contribui para uma distorção na economia brasileira.

Na economia colonial a desigualdade de renda era muito elevada porque continha uma estrutura que se caracterizava pela concentração de rendas nos momentos de prosperidade, e à socialização das perdas nas fases de depressão. De acordo com Furtado, como as terras tinham donos, os trabalhadores se subordinaram aos mesmos para obter algum sustento (salário), mas o salário real destes era muito baixo, em parte pela taxa cambial e, em parte, pela deslocação da mão-de-obra na medida em que era necessária. Os produtos e trabalhos internos não recebiam estímulo, desta forma a população proletariado era subordinada aos detentores das terras, os quais se enriqueciam com as exportações, sendo que, as mesmas só foram possíveis graças aos trabalhadores que não eram corretamente assalariados e valorizados.

A falta de emprego faz ter muita mão de obra disponível, logo menores salários podem ser oferecidos, e como não há estimulo a diversificação da economia as importações são estimuladas, assim um país sem renda bem distribuída é forçado a importar, e acaba tendo altos juros. Concordando assim, com as características e teorias de Furtado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com