TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Semelhanças e diferenças da economia de escala

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 3

 principais diferenças e semelhanças entre as economias de escala e de escopo

vantagem e uma desvantagem entre economia de escala e de escopo

Que soluções criativas podem ser dadas pelas empresas para competir no critério custo mesmo quando não produzem um único item em elevados volumes?

O que é economia de escala?  É a possibilidade de reduzir o custo médio de um determinado produto pela a diluição dos custos fixos em número maior produzido, todavia ela só pode ser utilizada quando existe demanda no mercado por um determinado produto, pois não havendo essa demanda a empresa ficará com um grande estoque de produtos com o custo médio baixo, porém encalhado gerando custos financeiros.  Um exemplo de economia de escala são na indústria de jogos de vídeo game, após arcar com o custo de criar o jogo só é necessário copia-lo, cada vez que mais cópias são feitas e vendidas, o custo por jogo diminui, diluindo cada vez mais o preço inicial, sendo assim quanto mais a empresa crescer e produzir, maior será o seu ganho.

Uma das vantagens da economia de escala é a redução de gasto, pois visa otimizar a produção consequentemente aumentando o lucro e assim possibilita preços mais competitivos. Contudo suas desvantagens é que a economia de escala não ocorre de maneira infinita então quando chega no seu ponto ótimo na curva de preço médio o mesmo aumenta, pois acaba ocorrendo custos adicionais que podem elevar o preço médio gerados por maior necessidade de espaço para estocagem, logística de distribuição entre outros.

 O que é economia de escopo?   É quando uma empresa produz diversos bens, que teriam um custo mais elevado caso fossem produzidas separadamente. Com isso, quando uma empresa diversifica e compartilha insumos os negócios serão otimizados e os custos reduzidos, quando isso não a acontece será o modelo de escala. O motivo que leva uma empresa a buscar a economia de escopo é a segmentação, pois é uma maneira de se destacar e oferecer algo que os concorrentes não produzem.

Uma das vantagens da economia de escopo é o preço acessível, um exemplo disso são as redes de fast fashion, como Zara e Renner que precisam constantemente de estoque com as próximas tendências. Porém a desvantagem é que o produto não pode ser caro e sempre tem que ser diversificado, atualizado com a próxima tendência e com isso gera maior complexidade da operações e custos maiores pela a má administração.

Economia de Escala X Economia de Escopo

Está na produção dos produtos. Enquanto a primeira produz somente um produto, a economia de escopo concentra – se em uma variedade de produtos.

Que soluções criativas podem ser dadas pelas empresas para competir no critério custo mesmo quando não produzem um único item em elevados volumes?

 JIT – Just in Time é uma ferramenta que foca em otimizar a produção, ajuda a não deixar o estoque cheio consequentemente não atrapalhando o desenvolvimento da fábrica, possibilita trabalhar com o depósito vazio ou zerado.

PDCA – É a abreviação em inglês para as etapas de execução de ciclo dessa ferramenta de gestão.

Plan-  é o planejamento do seu objetivo final

Do – a fase de fazer, onde as atividades são delegadas as pessoas correspondentes

Check – essa  é a fase de acompanhamento, onde há verificação se está tudo dentro do prazo , custo e etc...

Act – Essa é a fase de corrigir possíveis erros ou se houve falhas no planejamento e na execução.

O PDCA  é uma boa ferramenta pois ajuda todos os colaboradores a se alinhar com o projeto proposto, trazendo qualidade e agilidade no processo final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (212.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com