TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apuração dos custos de vendas e metodos de custeio

Por:   •  8/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 DIFERENÇAS DA APURAÇÃO DE CUSTOS DE VENDAS DE UMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO VAREJISTA 4

2.2 MÉTODOS DE CUSTEIO 5

2.2.1 Diferença entre Custo Variável e Custo por Absorção 5

2.3 PREÇOS DE VENDAS E GERAÇÃO DE LUCROS 6

2.4 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 7

2.5 CUSTEIO ABC 7

2.5 PONTO DE EQUILIBRIO 8

2.5 A IMPORTANCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA 9

2.5 CONTABILIDADE GERENCIAL: APLICAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 10

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade Industrial, tão importante quanto a Contabilidade Comercial e de Empresas prestadoras de serviços, se fez necessária desde a Revolução Industrial, no século XVIII, quando surgiram as indústrias e através delas a mão de obra mecanizada. Com as produções em série, já não era mais possível calcular os custos dos produtos fabricados, pois estes custos não dependiam apenas da matéria prima, mas envolvia outros gastos como mão de obra, energia elétrica, os salários dos operários da fábrica, etc. Enfim, todos os gastos que a indústria tinha na fabricação de determinado produto eram incorridos no cálculo destes custos.

A necessidade de maiores e mais precisas informações fez com que a Contabilidade Industrial se tornasse também uma ferramenta de grande relevância na gestão das empresas, pois com a determinação dos custos dos produtos, é possível o gestor saber se certo produto traz lucro ou prejuízo à empresa.

Este trabalho tem a finalidade de mostrar a função que a Contabilidade de Custos exerce na apropriação dos custos e na formação do preço de vendas e, foi elaborado através pesquisas feitas na Internet, Web aulas, Livros-texto do polo, Livros de outros autores e conhecimentos adquiridos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DIFERENÇAS DA APURAÇÃO DE CUSTOS DE VENDAS DE UMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO VAREJISTA

Em geral os mesmos conceitos e procedimentos em relação aos custos de vendas que se aplicam às empresas industriais também são aplicáveis às empresas comerciais, para isso essas empresas precisam ajustá-los a seus conceitos operacionais. As empresas industriais se caracterizam pela compra de matéria prima e transformação da mesma, já as comerciais compram a mercadoria já pronta para revender.

Em relação ao comércio varejista o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), ligado diretamente aos estoques da empresa é apurado da seguinte maneira:

CMV = EI + C – EF

Onde:

CMV = Custo das Mercadorias Vendidas

EI = Estoque Inicial

C = Compras

EF = Estoque Final

Sendo que para esse cálculo se faz necessário considerar todos os gastos que a empresa teve na compra da mercadoria (Fretes, Seguros, etc.) e também a dedução de impostos recuperáveis, tais como: ICMS, PIS, COFINS, etc. Nesse caso ficaria assim, o cálculo referente a Compras:

C = Valor Total Compras + Fretes +Seguros – Impostos Recuperáveis

Já o Custo dos Produtos Vendidos contribui diretamente na receita, por isso é um valor que será levado a uma conta de resultado – despesa. Todos os custos que a empresa teve na fabricação dos produtos vendidos em determinado período, são aqui incorridos.

A apuração desses custos é a ultima fase do controle de custos e segue os seguintes passos: Separar custos de despesas; separar custos diretos de custos indiretos; apropriar os custos diretos aos produtos e fazer o rateio dos custos indiretos aos produtos.

O cálculo do CPV – Custo dos Produtos Vendidos é feito utilizando a seguinte formula:

CPV = EI + (In + MO + GGF – EF)

Onde:

CPV = Custo dos Produtos Vendidos

EI = Estoque Inicial

In = Insumos (matérias primas, materiais de embalagem e outros materiais)

MO = Mão de Obra Direta (aplicada nos produtos vendidos)

GGF = Gastos Gerais de Fabricação (aluguéis, depreciações, mão de obra indireta, energia).

2.2 MÉTODOS DE CUSTEIO

Os métodos de custeio têm como objetivo apropriar o custo aos produtos, alocando os custos de fabricação ao preço de venda. O gestor deve levar em conta vários fatores na hora da escolha do método de custeio, pois cada um tem suas vantagens e desvantagens e o gestor deve escolher aquele que melhor visualize os gastos da empresa.

“Os métodos de custeio determinam o modo de valoração dos objetos de custeio – que pode ser uma operação, uma atividade, um conjunto de atividades, um produto, um departamento, etc.” (MEGLIORINI, p.2, 2011).

Entre os métodos de custeio existentes se destacam: Custeio por Absorção, Custeio Variável (ou Direto), Custeio ABC, Custeio Pleno e Custeio Padrão.

2.2.1 Diferença entre Custo Variável e Custo por absorção

O método de custeio por absorção apropria todos os custos diretos (matéria prima, mão de obra e outros) e indiretos (manutenção, planejamento, controle de qualidade, entre outros) incorridos na produção, nesse caso trabalhando com sistema de rateio na apuração do custo final. É um dos métodos mais utilizados e o único aceito e exigido pela legislação, pois segue os Princípios Fundamentais da Contabilidade.

“Custeio por Absorção - método pelo qual se apropriam aos produtos fabricados em determinado período todos os custos incorridos nesse período, sejam eles fixos ou variáveis.” (MEGLIORINI, p.11, 2012).

No custeio Variável ou Direto somente irão se aplicar aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com