TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argo Projeto Final

Por:   •  10/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

Buscando trazer à realidade a problemática trazida, foi imprescindível que escolhêssemos uma temática que vem gerando significativa mudança e impacto real nas relações empresariais.  Sabendo que a responsabilidade social vem atrelada também à esse esforço generalizado e movimento internacional de valorização à igualdade de gênero, entendendo as diferenças culturais e a linha tênue que a envolve, é assim uma estratégia tanto para seu destaque no mercado, quanto para geração de valor.

Sabemos que com o avanço da globalização e aumento das desigualdades sociais, acompanhamos cada vez mais a urgência de uma consciência social da entidade empresarial assim que explora novas fronteiras, enfrentando assim os desafios do choque de cultura e cenário econômico diferenciado, bem como aspectos sociais que influenciam diretamente na sua imagem a ser construída, e o valor que tal empresa pode e deve gerar na sociedade.

O problema enfrentado pela Argo Menthor em Dubai, ao nosso ver, trouxe à tona exatamente essa temática da responsabilidade social através de políticas de inclusão, respeitando a igualdade de gênero, mas atendo-se ao choque cultural, que é imperativo que se observe.

Ao termos uma visão geral de tamanha importância, mostra-se necessário discorrer um pouco acerca do assunto, sendo assim, esta responsabilidade social é uma forma de gestão pautada pela relação transparente e ética de determinada empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona. Nada mais é que um conjunto de condutas que a corporação assume em relação à sociedade levando-se em conta que as instituições causam impactos no meio onde atuam, ao exercerem influência em termos econômicos, ambientais e sociais.

Pode ser dividida em três estágios: Cidadania Corporativa, Desenvolvimento de Valores e Negócio Sustentável. No primeiro tipo, a empresa passa a ser simbolicamente humanizada para exercer seu papel de cidadania diante das comunidades mais necessitadas e cobertas de problemas sociais nas áreas de educação, emprego, saneamento, saúde e outros, através do apoio ou criação de projetos sociais com o objetivo de pelo menos amenizar essas carências.

Já o desenvolvimento de valores é mais subjetivo, mas igualmente importante, porque uma empresa só conquista a credibilidade como instituição se conseguir transparecer e sustentar comportamentos éticos perante à sociedade onde atua. Por fim, o foco em um negócio sustentável tem o objetivo de equilibrar a lucratividade do empreendimento.

A empresa porém, deve ter em vista os dois lados da organização: o lado interno que são os colaboradores e todos que irão afetar de alguma forma no resultado da empresa, e o lado externo, que são as consequências das ações, as parcerias e o ambiente em que está. E é justamente este o ponto principal do case escolhido para retratar esta importância. Começar de dentro. Responsabilidade Social significa, por exemplo, tratar com dignidade os seus funcionários, fabricar produtos adequados ao que se espera, prestar serviços de qualidade, veicular propaganda verdadeira, promover limpeza no ambiente de trabalho, não sujar ruas ou dificultar o trânsito, contribuir para as causas da comunidade, não explorar mão de obra infantil escrava, ou de qualquer forma incapaz de se defender. Age de forma socialmente irresponsável a empresa que não observa esse comportamento.  Nesse sentido podemos considerar que a empresa que pratica ações de Responsabilidade Social, contribuem de todas as formas para com o crescimento da sociedade, seja ela cultura, educação, emprego, lazer, alimentação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com