TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Capítulo Mankiw

Por:   •  1/7/2022  •  Abstract  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 8

Questões capítulo 1, Mankiw.

Questões para Revisão (1-10)

1. Tradeoff, de maneira simplificada, se resume na escolha de uma coisa em detrimento a outra, uma decisão que gera conflito. Bons exemplos de tradeoff no nosso cotidiano:

1- Um indivíduo precisa decidir se compra uma casa ou mora de aluguel, já que o valor de um financiamento pode ser utilizado para pagar o aluguel de um imóvel e o restante pode ser investido, porém o mesmo não teria sua casa própria e estaria sujeito a ter de se mudar.

2- O estudante que precisa se decidir entre cursar um ensino superior, que possui maior carga horária, porém proporciona maior qualificação e por consequência um salário maior, ou um curso técnico que o tornará capacitado em menos tempo, mas com uma pretensão salarial reduzida.

3- O empresário que tem que ponderar se investe para ter estoque de mercadoria, assim obtendo maior controle sobre sua margem de lucro e frete, ou se opta por trabalhar sob demanda reduzindo seu custo inicial, ficando sujeito a variações no custo de produção.

GRUPO: Ana Clara Rocha, Fernanda Leal, Gabriel Souto, Helena Polizzi, Isabella Oliveira, Luiz Filipe e Mateus Custódio.

2. O custo de oportunidade de ir ao cinema assistir um filme consiste em um aglomerado de fatores, sendo estes os custos financeiros, como o preço pago pelo ingresso e o custo de transporte, somados aos custos não financeiros (tempo gasto para: assistir a obra cinematográfica, locomover-se até a sala de cinema, arrumar-se para a ocasião, etc.), os quais podem variar, e englobam, em sua maioria, a gestão do tempo.

3. A água é muito importante para manutenção da vida, entretanto sua quantidade é abundante no planeta Terra, o que faz que seu valor comercial seja baixo. Desse modo, o benefício marginal de um copo de água, que seria a diferença que o adquirimento de mais uma unidade faz, em um contexto cotidiano, é pequeno, pois a mudança provocada por essa aquisição também é pequena.

4. As pessoas que formulam políticas devem considerar os incentivos porque essas políticas formuladas provocam mudanças nos custos e benefícios (incentivos) que motivam as decisões dos consumidores alterando, consequentemente, seu comportamento também.

5. O comércio entre países não pode ser pensando como um jogo de vencedores e perdedores, pois a atividade comercial é benéfica para todos. O comércio internacional proporciona um aumento da competição e da especialização, visto que os países

GRUPO: Ana Clara Rocha, Fernanda Leal, Gabriel Souto, Helena Polizzi, Isabella Oliveira, Luiz Filipe e Mateus Custódio.

se dedicam a produzir aquilo que fazem melhor e que se adeque a seus recursos escassos promovendo, então, uma maior variedade de produtos no mercado e a um preço mais baixo. É importante recordar que, durante o regime socialista da antiga URSS, a nação fechou-se para o mundo e passou a produzir todos os bens necessários sozinha. Essa estratégia mostrou-se completamente ineficiente, visto que passou a faltar produtos nas prateleiras, não havia variedade de mercadorias e a fome crescia.

6. Adam Smith defende, no âmbito econômico, um raciocínio que busca dar mais liberdade para as características e pensamentos individuais de cada um, excluindo o poder opressor do Estado, a fim de instituir uma coesão econômica levando a ideia de que os seres humanos vivem melhor sem o Governo decidindo por eles. Ele sintetiza tal noção com o nome de Mão Invisível do Estado.

7. As duas principais causas da falha de mercado são a externalidade, que é o impacto negativo da ação de outras pessoas na vida de outras, como a poluição. E, além disso, o poder de mercado, que é a capacidade que um indivíduo tem de influenciar indevidamente nos preços de mercado como, por exemplo, caso houver somente um vendedor de leite em uma cidade todos os cidadãos terão que comprar esse produto dele, assim, o preço será definido por esse próprio fornecedor, uma vez que não há concorrência.

GRUPO: Ana Clara Rocha, Fernanda Leal, Gabriel Souto, Helena Polizzi, Isabella Oliveira, Luiz Filipe e Mateus Custódio.

8. Toda e qualquer empresa ou indústria tem sua eficiência medida pela capacidade de produzir mais com menos. Analisando as nações, a produtividade é diretamente proporcional à qualidade de vida e, consequentemente, inversamente proporcional à taxa inflacionária. Portanto, a produtividade aliada à eficiência é o objetivo de qualquer instituição econômica.

9. Inflação é um aumento do nível geral dos preços da economia, o que diminui o poder de compra das pessoas. Suas causas derivam da desvalorização da moeda e do aumento da moeda circulante.

10. O tradeoff de curto prazo entre inflação e desemprego pode ser explicado da seguinte forma: uma injeção monetária aumenta o nível de consumo assim, com o aumento do número de moedas em circulação, a demanda cresce. Com esse crescimento da demanda, as empresas são incentivadas a contratarem mais mão de obra, a fim de produzir mais, o que diminui o desemprego na sociedade.

Problemas e Aplicações (1, 3, 4, 9, 11, 15)

1. a) Ao se comprar um carro novo, a família está realizando um tradeoff, visto que o dinheiro usado para comprar o veículo poderia também ser utilizado em uma viagem de férias, assim como ser investido na educação dos filhos, em uma reforma residencial, pagar as despesas e até mesmo ser colocado na

GRUPO: Ana Clara Rocha, Fernanda Leal, Gabriel Souto, Helena Polizzi, Isabella Oliveira, Luiz Filipe e Mateus Custódio.

poupança para uso futuro. Além disso, o carro trás outros custos como documentação, manutenção, combustível, entre outros. Por outro lado, ao comprar o carro, ele se torna útil para o transporte da família e promove a elevação da sua qualidade de vida, já que não seria preciso gastar com bens inferiores como a passagem de ônibus e táxis.

b) Os tradeoffs para pessoas políticas devem ser decididos com cautela, pois eles impactam diretamente o corpo social. Assim, um membro do Congresso, ao decidir o valor gasto com parques nacionais, deve pensar no quanto o poder público está deixando de investir em outras questões como a proteção de resevas indígenas ou o investimento na educação básica. Com isso, é necessário investir a quantidade certa para sustentar os parques e não faltar em outras áreas.

c) Alguns dos tradeoffs os quais o presidente de uma empresa enfrenta ao abrir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com