TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões de Economia Politica

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

ECOPOL1.

JOSE VICTOR TABORA DE SOUZA CLEVELAND

sebacunha@ufrrj.com
sebacunha@ufrrj.br
AVALIAÇÃO ECONOMIA POLITICA 1 -

Questão 1: a) demonstre, detalhadamente, as influências da “controvérsia sobre temas econômicos correntes” para a constituição da economia política, de acordo com Coutinho;
As controvérsias veem de acordo com, três principais elementos que formam a politica economica quanto ciência, são as três principais bases:
Racionalismo e o Iluminismo, onde alguns pensadores acreditam que esta se formou através de um viés filosófico do direito universal, os principais pensadores que debatiam essa ideia eram Locke, Hume e Smith. Assim foi fundada numa análise e numa crítica racional dos fundamentos. O “homem econômico”, assim como a natureza humana, serão um dado da razão. Mais precisamente um dado da razão jusnaturalista. O intento dos jusnaturalistas é a construção de uma ética racional separada definitivamente da teologia. Além disso, o racionalismo jusnaturalista funda o Estado e a legitimidade do poder na contraposição entre sociedade civil e estado de natureza.
Também acreidtavam no segundo fator,
da vida comercial, difundidos por homens de negócios como Child, Barbon. Neste ponto destacam que a unificação dos espaços nacionais e a consolidação  do poder central, bem como o crescimento do comércio e das relações internacionais trouxeram  à tona questões relevantes à prática comercial, às finanças do soberano e ao progresso das nações.
E por último, uma terceira ideia era defendida,
principalmente com viés tradicional e idiologico acreditando que para o Iluminismo o homem é “senhor” da natureza, e o progresso econômico é a representação disso, assim sendo o liberalismo representando a face econômica do iluminismo ao considerar a existência de leis econômicas naturais. Tendo o Estado ou governo a ideia principal ou tendo a ideia como ponto de partida inicial que associam a política contida na ideologia liberal, de que o liberalismo não é só uma parte da ciência da economia política

b) associe sua resposta com o mercantilismo e o período de transição do feudalismo para o capitalismo (40 pontos)

Ao entender o surgimento destes três elementos gerais; raízes filosóficas, questões correntes da vida comercial, liberalismo. Entendemos que, o periodo destas transições ficou marcado primeiramente pela observação, testes e estudos de pensadores que erraram e acertaram em cálculos, ideias e conhecimento do comportamento da sociedade em busca da sobrevivência e que o mercantilismo  estava atrelado as suas políticas  de superávit comercial, do metalismo, do bulionismo, e que o debate a muitas dessas políticas associados aos debates sobre juros, preços, câmbio, riqueza e tributação nasceu a economia política.
O mercantilismo pode ser visto, como um corpo integrado de políticas de estado, em defesa da riqueza nacional, superando o feudalismo que não era controlado pelo Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com