TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Sistemas de Amortização

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

Pontifícia Universidade Católica do Paraná[pic 1]

ESCOLA POLITÉCNICA

CURSO DE ENGENHARIA de QUIMÍCA

Adrian Luiz Cinelli

VINICIUS PALu sassaki

youwen huang

impréstimos:

sistema de amortização

CURITIBA

2016


Adrian Luiz Cinelli

vinivius palu sassaki

impréstimos:

sistemas de amortização

Trabalho discente efetivo, proposto na disciplina Introdução à Economia para   do Curso de Graduação em Engenharia do Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente à 2a Parcial.

Orientador: Profº Luiz Afonso Caprilhone Erbano  

Curitiba, abril de 2016


Sumário

1.INTRODUÇÃO.        4

2.Modalidades de empréstimos.        5

2.1 EMPRÉSTIMOS CONSIGNADO.        5

2.2 EMPRÉSTIMO EM CHEQUE ESPECIAL.        5

2.3 Empréstimo rotativo.        5

2.4 EMPRÉSTIMO DIRETO AO CONSUMIDOR.        6

2.5 EMPRÉSTIMO COM PENHOR.        6

3.SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO.        7

3.1 SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO CONSTANTE (SAC).        7

3.2 PERÍODO DE CARÊNCIA.        10

3.3-SISTEMA FRÊCES OU SISTEMA PRICE        11

4.CONCLUSÃO.        14

5.REFERÊNCIAS:        15


1.INTRODUÇÃO.

Empréstimo é o usado quando uma determinada quantia é emprestada em um determinado período de tempo, a pessoa que contrata um empréstimo fica na obrigação de restituir o saldo emprestado mais o acréscimo de juros.

São classificados em períodos de curto, médio e longo prazo.

Os dois primeiros têm como característica serem saldados em até 3 anos pelo contratante. As condições dos empréstimos de longo prazo, como os juros e as modalidades de restituição, são estipuladas em acordo com o credor e o devedor.

O problema mais frequente nesse sistema de empréstimos de longo prazo está relacionado basicamente ao sistema de reembolso ao credor e valor do juro cobrado pelo empréstimo.

2.Modalidades de empréstimos.

2.1 EMPRÉSTIMOS CONSIGNADO.

        É a modalidade de empréstimo que tem seu saldo devedor descontado em folha de pagamento do contratante. Tal modalidade pode ser contratada em bancos e instituições financeiras e seu período não pode ultrapassar o prazo de 72 meses. Possuem uma única restrição imposta pelo Banco Central do Brasil que o contratante não pode ter outro empréstimo consignado.

        É mais seguro para o credor pois sua cobrança é automaticamente feita assim que o devedor tiver seu pagamento depositado em conta.

        

2.2 EMPRÉSTIMO EM CHEQUE ESPECIAL.

        É um credito pré-aprovado pelo banco em que o cliente possuí conta, o recurso é automaticamente disponibilizado na conta, e caso o ciente ultrapasse o limite de dinheiro que ele tem disponível em sua conta. Tal valor depende de negociações e da renda do cliente.

Sua vantagem é o credito rápido para que o cliente possa cobrir eventuais débitos, porém possuí uma taxa de juros elevada.

2.3 Empréstimo rotativo.

Empréstimo rotativo é uma modalidade de credito que é oferecido quando o cliente não consegue quitar a fatura do cartão de credito, com isso o cliente paga apenas a fatura mínima e parcela o resto da fatura. Apesar de parecer uma vantagem não é, pois os encargos financeiros cobrados pela instituição de créditos são altos.

2.4 EMPRÉSTIMO DIRETO AO CONSUMIDOR.

        É o credito que tem como objetivo incentivar o consumo através do parcelamento do saldo devedor. Quando utilizado o consumidor passa a usufruir imediatamente de um bem e seu valor apenas será pago com a renda futura do devedor. Essa modalidade é adquirida junto a bancos, instituições financeiras e lojas de departamento, seu acesso mais comum é o cartão de crédito.

        

2.5 EMPRÉSTIMO COM PENHOR.

        É uma forma rápida de credito em que sem toda a burocracia e analise das demais modalidades em que o cliente deixa algum bem em garantia desde joias, imóveis, carros, etc. seus juros são pré-fixados, Tarifa de avaliação e renovação (TAR) e o imposto sobre operações financeiras (IOF).

        No Brasil essa modalidade é realizada pela Caixa Econômica Federal.

3.SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO.

Quando uma pessoa física ou jurídica não possuí recursos suficientes para tal investimento sua solução é recorrer a empréstimos, com isso é necessário a restituição do valor principal acrescido de juros. Os sistemas de amortização foram desenvolvidos para os pagamentos dessas operações no qual popularmente denominamos “prestações”.

As diferenças entre os métodos de amortização está no reembolso do valor principal, cálculo pagamento dos encargos financeiros, tendo sua principal característica o sistema de juros o qual é o regime de juros compostos (juros sobre juros).

Entre os tipos de Sistemas de Amortização mais frequentes estão o Sistema de Amortização Constante (SAC), Sistema Francês (SAF) também conhecido com Tabela Price e o Sistema Misto (SAM).

Neste trabalho será mostrado as características do Sistema de Amortização Constante (SAC), suas fórmulas e equações. Apresentando suas vantagens e desvantagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com