TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Taxas de Câmbio

Por:   •  13/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Sobre as taxas de câmbio:

  1. Resposta:  taxa de câmbio é o valor de uma moeda em relação a outra

  1. Resposta: Câmbio flutuante – nesse tipo de câmbio, a regulação da moeda é determinada pelo próprio mercado de acordo com a oferta e demanda, e não há flutuação suja.

Câmbio fixo – o governo que passa a ser o responsável por regular sua moeda em questão.

Flutuação suja – é a mistura dos dois modelos acima, onde o mercado faz a regulagem da moeda normalmente, mas o governo pode intervir sempre que achar necessário.

  1. Resposta: A variação nominal do câmbio é diferença do cambio nacional em relação a uma moeda de referência internacional, enquanto a variação real é a real variação em termos de consumo no país.
  1. Qual efeito de uma política de valorização do real perante outras moedas:
  1. Resposta: O saldo da balança comercial diminui à medida que o país passa a exportar menos, em função da valorização do real.
  2. Resposta: A valorização do real, ao elevar as exportações e reduzir as exportações gera, consequentemente uma redução das ofertas de divisas estrangeiras, já que os exportadores são grandes ofertantes de divisas externas, e o aumento da demanda por parte dos importadores, principalmente.
  3. Resposta: Uma política de valorização do real pode gerar uma redução na taxa de elevação dos preços domésticos, ou seja, uma redução da taxa de inflação, devido a um aumento da concorrência dos produtos nacionais no mercado.
  1. O que é teoria das vantagens comparativas? Qual a crítica estruturalista a essa teoria?

Resposta: A teoria das vantagens comparativas formaliza o princípio das vantagens comparativas, que mostra que cada país se especializou em produzir bens com eficiência relativamente maior (ou custo relativamente menor). A crítica de copalina a essa teoria é que ela é estática.

  1. De que variáveis dependem as exportações e as importações de um país? Indique se essas variáveis são diretas ou inversamente relacionadas às exportações e importações.

Resposta: As exportações estão diretamente relacionadas aos preços externos em dólares, taxas de câmbio, renda mundial, subsídios e incentivos à exportação, e inversamente proporcionais aos preços internos em reais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com