TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vantagens e desvantagens do Just In Time

Por:   •  31/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  1.119 Visualizações

Página 1 de 8

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Instituto Politécnico

just in time

Gestão das operações

Curso

Gestão

Unidade Curricular

Gestão das Operações

Ano Letivo

2015/2016

Semestre

Docente

Nome

Data de Entrega

16/05/2016      


Índice

Introdução        3

Just In Time        4

Objetivos dos Just In Time        5

Vantagens e desvantagens do Just In Time        6

Vantagens        6

Desvantagens        6

Just In Time e Kanban        8

Condições para a implementação do JIT        9

Automação como forma complementar do JIT        10

Características do JIT        11

Conclusão        13

Bibliografia        14


Introdução


Just In Time

        Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata e que pode ser aplicado em qualquer organização para reduzir stocks e os custos decorrentes.

        O Just In Time surgiu no Japão em meados da década de 70, sendo a sua ideia e desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso.

        Com este sistema o produto ou matéria-prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos só são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

        Este sistema ficou conhecido no Ocidente como sistema Kanban. Este nome é dado aos cartões utilizados para autorizar a produção e a movimentação de itens, ao longo do processo produtivo.

        Contudo, o JIT é muito mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, sendo considerado como uma completa “filosofia”, a qual inclui aspetos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos.

        Embora haja quem diga que o sucesso do sistema de administração JIT esteja explicito nas características culturais do povo japonês, mais e mais gerentes têm-se convencido de que esta filosofia é composta de práticas gerenciais que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo. Algumas expressões são geralmente usadas para traduzir aspetos da filosofia Just in Time, como:

  • eliminação de estoques;
  • eliminação de desperdícios;
  • manufatura de fluxo contínuo,
  • esforço contínuo na resolução de problemas;
  • melhoria contínua dos processos.

Objetivos dos Just In Time

        Todo esforço investido no JIT tem como objetivo  reduzir, ou mesmo eliminar, todo o stock e desperdícios nos diferentes estágios do processo, eliminando os custos derivados. Este conceito por si só leva a um processo de melhoria contínua, pois exige da administração o desenvolvimento de políticas, padronização de processos e elementos que tornam a empresa competitiva.

        Os stocks têm sido utilizados para evitar descontinuidades do processo produtivo, diante de problemas de produção que podem ser classificados principalmente em três grandes grupos:

  • Problemas de qualidade: quando alguns estágios do processo de produção apresentam problemas de qualidade, gerando resíduos de forma incerta. O stock, colocado entre os estágios  permite que estes possam trabalhar continuamente, sem sofrer com as interrupções que ocorrem em estágios anteriores. Desta forma, o stock gera independência entre os estágios do processo produtivo.
  • Problemas de avaria de máquina: quando uma máquina pára por problemas de manutenção, os estágios posteriores do processo que são “alimentados” por esta máquina teriam que parar até que a máquina fosse reparada e entrasse em produção normal novamente. Nesta situação o stock também gera independência entre os estágios do processo produtivo.
  • Problemas de preparação de máquina: quando uma máquina processa operações em mais do que um elemento ou item, é necessário preparar a máquina a cada mudança de elemento a ser processado. Esta preparação representa custos referentes ao período inoperante do equipamento , à mão de obra requerida na operação, entre outros. Lotes grandes de produção geram stocks, pois a produção é realizada antecipadamente à demanda, sendo esta consumida  em períodos subsequentes.


Vantagens e desvantagens do Just In Time

Vantagens

        A vantagem de utilizar este conceito está na agilidade e na redução de custos que ocorrem em toda cadeia produtiva. Algumas plantas já são estruturadas com células onde são colocados os fornecedores para que eles possam fornecer em pequenas quantidades e em fluxo contínuo. Toda a lógica do sistema contribui para otimização do espaço utilizado na planta. Podemos ainda referir as seguintes vantagens:

  • Rápida conversão dos materiais;
  • Redução do trabalho em processo;
  • Redução de espaço e manuseio;
  • Rápida resposta aos problemas;
  • Redução de agendamentos e rastreamentos;
  • Maior responsabilidade;
  • Melhor qualidade;
  • Menos desperdícios e retrabalho;
  • Melhor resposta ao mercado;
  • Melhoria de atitude.

Desvantagens

        A desvantagem é que este conceito não pode ser aplicado em produtos que à priori são pouco previsíveis e com grandes oscilações. Outro ponto é que ele funciona com maior eficiência com um pequeno número de fornecedores, sendo necessário que os mesmos tenham estabilidade no fornecimento de materiais.

[pic 1]

Fonte: 1 CONCEITO, A. APLICAÇÃO DE SEU, DE CASO, and EM INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS. "JUST IN TIME."


Just in Time e Kanban

        O kanban é uma ferramenta de trabalho utilizada para o controle de produção (muito importante no conceito do just in time). No kanban, são utilizados cartões que controlam o stock e a produção de forma visual. O just in time é mais do que uma técnica de gestão de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (374 Kb)   docx (730.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com