TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vantagens e desvantagens do sistema Just in Time (JIT).

Por:   •  21/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

Quais as vantagens e desvantagens do sistema Just in Time (JIT).

Tendo como base os conteúdos estudados sobre o Just in Time, nas aulas anteriores e na atual, destaca-se que tal método de administrar a produção, trabalha com o sistema puxado, onde só se produz aquilo que o mercado consome proporcionando algumas vantagens, tais como baixo custo de estoque, apresentará melhoria na qualidade e redução de desperdício. Segundo Pozo (2004, p. 131) o “JIT é o resultado do emprego de conceitos simples para eliminar perdas e elevar o moral e a dignidade dos funcionários”.

Para que o JIT possa funcionar, faz-se necessário que a comunicação dentro da empresa seja eficiente e que todos os setores estejam alinhados. Para que uma empresa opere com a metodologia JIT é necessário estar em sintomia com as necessidades do mercado, onde qualquer variação pode afetar a sua produção, visto que a empresa terá que contar com estoque reduzido e pouco variado, podendo ter dificuldade em produzir em curto prazo de tempo.

Tendo em vista que o método Just in Time teve sua origem no Japão, e sabendo da disciplina e a organização dos japoneses, ao ser adotado em outro país, a empresa deverá ser estruturado tendo em vista o mercado e o consumidor final. Assim sendo para que uma empresa consiga funcionar de um modo tão eficiente, deve ser pensada uma estratégia de produção onde todos os imprevistos devem estar muito bem identificados.

POZO, Hamilton; Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística, 3 ed., São Paulo: Atlas, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com